A- A+

Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Agência Transfusional

Agência Transfusional

Da doação até a transfusão, o sangue passa por um rigoroso processo que inclui várias etapas. Todas têm a finalidade de manter a segurança do paciente. Neste processo, é preciso, por exemplo, que a armazenagem e a manutenção do sangue e de seus derivados sejam feitas de forma segura, por um setor especializado.

Por isso, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley conta, desde 2005, com uma Agência Transfusional própria, que atende não só pacientes que se submeteram a grandes cirurgias como também aos clientes que precisam de transfusão sanguínea para continuar o tratamento, além de realizar exames pré-transfusionais.

Como não funciona como banco receptor, o sangue utilizado pelo Hospital é disponibilizado pelo Hemocentro da Paraíba, passando por um rigoroso controle interno de qualidade, onde são novamente realizados testes pré-transfusionais. Assim, mantém qualidade, segurança e confiabilidade em toda assistência à saúde prestada aos clientes.

A equipe do serviço é formada por bioquímicos, técnicos em laboratório, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Estes são supervisionados por um médico especialista na área de hematologia/hemoterapia e que também está disponível para o corpo clínico e pacientes para esclarecimentos de como utilizar o sangue e hemocomponentes.

A Agência Transfusional atende 24 horas por dias, inclusive domingos e feriados. O telefone é 2106-0242.