Institucional

A UNIMED JP

A UNIMED JP

A- A+

Fundada no dia 16 de dezembro de 1971, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos com 45 anos de tradição no mercado paraibano. Nessas mais de quatro décadas, consolidou-se como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba.

Além de 1,7 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades, a Unimed JP possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais (sendo dois próprios; um deles referência em procedimentos de alta complexidade), clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de cerca de 150 mil clientes.

Os beneficiários contam, ainda, com diferenciais como o Espaço Viver Melhor, onde são planejadas e desenvolvidas ações de promoção da saúde, e o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD).

O quadro de recursos humanos da Cooperativa é capacitado, permanentemente, para atender o público com qualidade e presteza, principalmente os clientes e médicos cooperados.

Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar na Paraíba.

Missão

Promover assistência à saúde com qualidade, gerando benefícios percebidos por nossos clientes, e a valorização do trabalho médico.

Visão

Ser reconhecida até 2018 pela excelência de seus resultados, pela atenção e promoção à saúde de seus clientes e pelo valor agregado aos seus cooperados e colaboradores.

Valores

Ética e Transparência;
Integridade e Equidade;
Respeito e valorização da pessoa - clientes, cooperados, colaboradores e prestadores;
Responsabilidade Socioambiental;
Competência e Inovação.

Diretoria Executiva

Demóstenes Paredes Cunha Lima

Presidente

Demóstenes Paredes Cunha Lima

Natural de Campina Grande, o cardiologista Demóstenes Paredes Cunha Lima é o presidente do Conselho de Administração da Unimed João Pessoa. Formado pela Faculdade de Medicina de Campina Grande (1977), tem residência em cardiologia no Instituto de Doenças Cardiopulmonares E.J. Zerbini, de São Paulo (1977-1978).

O médico é especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cardiologia (1991-RJ); habilitado em Ecocardiografia pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Edicardiografia (1994-SP); e pós-graduado em Gestão de Cooperativa (2002-PB).

Demóstenes Paredes Cunha Lima tornou-se cooperado da Unimed JP em 14 de janeiro de 1981. Eleito presidente no dia 19 de março de 2016 para um mandato de quatro anos, já exerceu outros cargos na Cooperativa. Foi, por exemplo, diretor financeiro em outras duas gestões: 2000/2004 e 2012/2016.

Gestão Executiva Superior

Marcos César Lopes

Gestor Superintendente

Marcos César Lopes

Natural de João Pessoa, o clínico Marcos César Lopes Silva formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1989. Fez residência em medicina preventiva e social e clínica médica na mesma instituição e é especialista em terapia intensiva pela Associação Médica Intensiva Brasileira (AMIB).

Marcos César Lopes Silva tornou-se cooperado da Unimed João Pessoa em 18 de dezembro de 1995. Eleito superintendente no dia 19 de março de 2016 para um mandato de quatro anos, já foi membro do Conselho de Administração (Conad), na gestão 2012-2016.

Laércio Freire Ataíde

Gestor Financeiro

Laércio Freire Ataíde

O gestor financeiro Laércio Freire Ataíde é natural de João Pessoa. Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1995 e fez residência em anestesiologia pelo Centro Médico de Campinas (1996/1997).

No dia 28 de fevereiro de 2000, tornou-se cooperado da Unimed JP. Eleito gestor financeiro no dia 19 de março de 2016 para um mandato de quatro anos, já exerceu outros cargos na Cooperativa. Foi membro do Conselho Fiscal nos exercícios 2009/2010 e 2010/2011.

Lúcia de Fátima de Paiva Gadelha

Gestora Administrativa

Lúcia de Fátima de Paiva Gadelha

Lúcia de Fátima de Paiva Gadelha é natural de Gurinhém, região da Zona da Mata da Paraíba. Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1981. Fez residência médica em pediatria (1983/1985) e em medicina preventiva (1986/1987). O currículo profissional ainda inclui duas especializações: medicina do trabalho (1994/1995) e auditoria (2001).

Entre 2002 e 2004, fez um MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Antes de chegar à gestão administrativa da Unimed JP, o conhecimento já havia sido colocado em prática durante uma gestão como conselheira fiscal, de 2009 a 2010, e em experiências em outra cooperativa da Capital.

A médica é plantonista do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e do Hospital Arlindo Marques.

Alexandre Augusto Ramalho Araruna

Gestor de Provimento de Saúde

Alexandre Augusto Ramalho Araruna

Natural de João Pessoa, o médico Alexandre Augusto Ramalho Araruna formou-se pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2001. É especialista em pneumologia, área em que tem doutorado, e medicina do sono.

O médico já foi diretor técnico do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, entre 2010 e 2012. É preceptor de pneumologia no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU).

Alexandre Araruna tornou-se médico cooperado da Unimed João Pessoa em 2008. Antes de ser gestor de Provimento de Saúde, foi conselheiro fiscal por três gestões (2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015).

Gestão de Serviços Hospitalares

Norberto de Castro Nogueira Filho

Gestor de Serviços Hospitalares

Norberto de Castro Nogueira Filho

Natural de Sobral (CE), o gestor de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa, Norberto de Castro Nogueira Filho, formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1968. Em 5 abril de 1975, tornou-se médico cooperado.

Especialista em diagnóstico por imagem, foi coordenador do CDI do Hospital Alberto Urquiza Wanderley desde a fundação, em 1999, até o ano de 2013. Por dois momentos, foi Gestor de Produção do Alberto Urquiza: de outubro de 2005 a março de 2008 e de maio de 2015 a maio de 2016. Assumiu o cargo de Gestor de Serviços Hospitalares em abril de 2016.

Para o desempenho dessas funções no Alberto Urquiza, além da experiência prática, conta com o conhecimento adquirido em um curso de administração hospitalar promovido pelo Ministério do Planejamento.

Além da atuação na Unimed João Pessoa, Norberto Castro também já exerceu cargos na UFPB: foi diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas em 1976; diretor do Centro de Ciências da Saúde entre 1976 e 1981 e de 1985 a 1989; e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa entre os anos de 1989 e 1991.

 

Alexandrina Cavalcante Lopes Veloso Galvão

Gestora Clínica

Alexandrina Cavalcante Lopes Veloso Galvão

Formada em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pediatra Alexandrina Maria Cavalcante Lopes Veloso Galvão concluiu o curso em 1989. Natural de Senador Pompeu (CE), tornou-se cooperada da Unimed João Pessoa em 10 de janeiro de 1991.

Especialista em neonatologia, a pediatra tem, ainda, curso de Administração de Serviços de Saúde, MBA em Cooperativismo de Crédito, Mestrado em Terapia Intensiva, Curso de Cuidados Paliativos e Curso de Governança Clínica e Coorporativa. No momento, está cursando um MBA em Gestão de Cooperativas.

Antes de assumir o cargo de gestora clínica dos Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa em abril de 2016, Alexandrina Lopes foi membro dos Conselhos Fiscal e Administrativo da Cooperativa e coordenou a área de Capacitação Funcional e de Humanização.

A médica já foi presidente da Cooperativa de Pediatras da Paraíba (Cooped-PB) por dois mandatos e, atualmente, faz parte do Conselho de Administração do Sistema OCB na Paraíba.

Tânia Coeli Menezes de Oliveira

Gestora de Produção

Tânia Coeli Menezes de Oliveira

A pediatra Tânia Coeli Menezes de Oliveira, natural de João Pessoa, cursou medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluindo o curso em 1984. Em 18 de dezembro de 1195, tornou-se médica cooperada da Unimed João Pessoa.

Na Cooperativa, já assumiu diversos cargos: foi membro do Conselho Ético e Técnico entre 2000 e 2004; superintendente entre 2004 e 2008; e diretora administrativa entre 2008 e 2016. Desde abril de 2016, responde pela Gestão de Produção dos Serviços Hospitalares.

Tânia Menezes tem, entre outros, cursos de Governança Coorporativa, Qualidade e Segurança na Assistência ao Paciente, Acreditação Hospitalar, MBA em Gestão Empresarial e Recursos Humanos, Logística, Responsabilidade Socioambiental pela Fundação Unimed e Controladoria.