Notícias

Palestra vai atualizar profissionais na área de terapia intensiva

Publicada em 27/11/2015 às 14h

Palestra: novas tecnologias serão apresentadas durante evento de terapia intensiva Palestra: novas tecnologias serão apresentadas durante evento de terapia intensiva

Atualização em terapia intensiva: ações que salvam vidas!. Este é o tema da palestra que será realizada na próxima terça-feira, 1º de dezembro, pela Unimed João Pessoa juntamente com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), para profissionais da área. O evento acontecerá no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a partir das 19h30, e terá a participação especial do professor Jean-Jacques Rouby, da University School Medicine Pierre and Marie Curie, em Paris, médico e pesquisador, e uma das maiores autoridades em doenças respiratórias do mundo.

De acordo o coordenador do evento, o médico Ciro Leite Mendes, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), o objetivo é atualizar os profissionais de terapia intensiva em aspectos importantes do tratamento da insuficiência respiratória aguda. A palestra é destina a profissionais de terapia intensiva, fisioterapeutas, anestesiologistas e residentes de medicina.

Durante o evento serão debatidos dois temas importantes: atualização em Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara), que é um tipo de insuficiência pulmonar provocada por diversos distúrbios que causem acúmulo de líquido nos pulmões, e também a utilização de oxigênio de alto fluxo, uma nova tecnologia para tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda.

A síndrome da angústia respiratória é considerada uma emergência médica que pode ocorrer mesmo em pessoas que anteriormente apresentavam pulmões normais. Apesar de algumas vezes ser denominada síndrome da angústia respiratória do adulto, esse distúrbio também pode ocorrer em crianças.

Para o médico Ciro Leite, a palestra é de extrema importância para troca de experiências entre os anestesiologistas, fisioterapeutas e profissionais da área, além de mantê-los atualizados. "É um evento importante para os profissionais da área não só pela relevância dos temas que serão abordados, mas também pela presença de um palestrante com prestígio mundial", destacou o médico.

Além da Amib, também está na organização do evento a Coordenação de Relacionamento com o Médico Cooperado, que faz parte do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Cooperativa. O evento conta apoio integral da Sociedade Paraibana de Medicina Intensiva (Sopami) - Regional da Amib.

As inscrições para participar da palestra estão abertas e podem ser feitas no Núcleo de Desenvolvimento Humano, que fica no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Mais informações pelo telefone: 2106 0205.