Notícias

É possível prevenir ou retardar o aparecimento do Alzheimer; veja

Publicada em 25/09/2017 às 07h

Praticar regularmente atividades intelectuais, como leitura, ajuda na prevenção do Alzheimer Praticar regularmente atividades intelectuais, como leitura, ajuda na prevenção do Alzheimer

Praticar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, prezar por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, e com menos gordura, exercitar regularmente o cérebro com atividades intelectuais podem ajudar a prevenir o Alzheimer, doença degenerativa do cérebro.

 

Segundo dados do último relatório da Organização Mundial da Saúde, realizado em conjunto com a Alzheimer’s Disease International, estima-se que 35,5 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, e em 2030 esse número pode chegar a 65,7 milhões. 

As preocupações se voltam para o Alzheimer por ser uma doença do cérebro incurável degenerativa que compromete de forma lenta e progressiva funções cerebrais como linguagem, memória, cálculo e comportamento. Por isso, em setembro diversos órgãos e instituições do Brasil realizam a campanha Setembro Lilás, caracterizada por integrar ações que visam promover os cuidados com a saúde dos idosos e informar sobre a Doença de Alzheimer.

Com o tempo, a pessoa com Alzheimer tem sua independência reduzida, precisando de auxílio e cuidados intensivos para executar atividades diárias. Por isso, diagnosticar precocemente a doença é uma das formas mais eficazes de garantir melhor qualidade de vida à pessoa e à família. 

 

Com informações da Unimed do Brasil