Notícias

Prática de atividades físicas exige cuidados para garantir benefícios

Publicada em 29/07/2013 às 14h

Antes de realizar atividade física, é necessário alongar para evitar lesões Antes de realizar atividade física, é necessário alongar para evitar lesões

Quem pretende iniciar uma atividade física precisa tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde. A prática regular de exercícios traz benefícios que se manifestam no organismo de diversas formas. Do ponto de vista corporal, há efeitos sobre a força e o tônus muscular, além da flexibilidade e do fortalecimento de ossos e articulações.

Mas, apesar de ser um passo saudável, para praticar uma atividade física são necessários alguns cuidados.

CUIDADOS

Confira, abaixo, cuidados importantes para garantir os benefícios da prática de atividade física:

- Roupa Certa - Procure um tênis de boa qualidade para evitar impacto negativo nas articulações do pé, tornozelo e joelho, resultando em processos inflamatórios dos tendões e músculos. Use roupas leves que possibilitem a transpiração e resfriamento do corpo.

- Alongamento - Alongar-se bem é uma medida essencial para se evitar quase todos os tipos de lesões nos músculos, devendo ser realizado antes da atividade para que a fibra muscular ganhe comprimento máximo.

- Alimentação - Alimente-se antes dos exercícios. Faça uma refeição 2 a 4 horas antes do exercício composta basicamente por carboidratos (massas, pães, arroz, cereais), moderada em proteínas (carnes, queijos e leite) e pobre em gorduras, pois os carboidratos são digeridos mais rapidamente que as proteínas e gorduras.

- Hidratação - Pelo menos duas horas antes do exercício tome aproximadamente 250 a 600 ml de água. Durante a atividade, hidrata-se a cada 15 ou 20 minutos.

- Proteja-se do Sol - Evite exposição ao sol das 10 às 16 horas. Proteja-se mesmo no inverno. Utilize protetor solar sempre principalmente nas áreas mais sensíveis como lábios e rosto. Utilize bonés e para peles sensíveis aconselha-se o uso de mangas longas. Verifique qual o protetor ideal para seu tipo de pele.

- Frequência - É ideal que seja realizada de 3 a 5 vezes por semana, 30 minutos ao dia.

Com informalções da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo