Notícias

Unimed JP tem um cuidado permanente com gestantes e mães

Publicada em 12/05/2017 às 07h

Cooperativa desenvolve várias ações voltadas para gestantes e clientes com recém-nascido Cooperativa desenvolve várias ações voltadas para gestantes e clientes com recém-nascido

A Unimed João Pessoa cuida, permanentemente, do cliente, oferecendo uma assistência de qualidade para todos. Como um plano de saúde no sentido exato da palavra, a Cooperativa desenvolve um amplo programa para garantir que as pessoas tenham mais qualidade de vida.

Dentro das ações de promoção da saúde, as mães, desde o momento da gestação até após o nascimento do bebê, têm cuidado especial na Cooperativa. Para elas, são oferecidos várias atividades, que orientam para que tenham uma gravidez tranquila e para que saibam como cuidar adequadamente do recém-nascido.

Entre as atividades está o Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê, que oferece seis encontros onde são abordados vários temas relacionados a gestação e ao bebê . Os maridos também têm espaço garantido no grupo. Eles podem acompanhar as esposas em todos os módulos. enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista.

Além dos seis módulos do curso, são desenvolvidas outras atividades, como oficinas, workshops e cursos, com vários temas como: amamentação, cuidados com o bebê, acondicionamento de leite materno, como preparar papinhas, entre outros.

As atividades, focadas no bem-estar desse público, ficam disponíveis na "Agenda Saúde", aqui no Portal Unimed JP e são realizadas no Espaço Viver Melhor, na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados.

HOSPITAL ALBERTO URQUIZA

As mulheres que têm filho no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria da Cooperativa, também têm atenção especial. Toda criança que nasce na maternidade do hospital fica com a mãe em uma acomodação conjunta até a alta hospitalar. Uma equipe dá orientação sobre os cuidados com o bebê, o incentivo ao aleitamento materno e o ensino da prática do ofurô, que acalma o bebê.

Para as mães de bebês que têm alguma dificuldade na amamentação existe o Disque Amamentação. Com um simples telefonema todas as dúvidas sobre o assunto podem ser esclarecidas. O serviço funciona 24 horas. São dois telefones à disposição: 2106-0393, para ligações das 7h às 19h, e o 2106-0352, para ligações no período da noite, das 19h às 7h. Se mesmo com as orientações dadas logo após o parto e através do Disque Amamentação, a mulher ainda tiver alguma dúvida, pode se dirigir diretamente à Sala de Amamentação, que funciona no Espaço Viver Melhor.

Mães e pais que têm filhos que ficam internados na Unidade de Terapia Intensiva ou na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal têm à disposição um local humanizado e ambientado para acolhê-los e tirar suas dúvidas: o Espaço Maternar.

Neste espaço humanizado, as mães e pais poderão descansar, trocar experiências entre si e também ter o apoio de profissionais de enfermagem, psicologia e serviço social, além dos médicos. O local estará aberto durante todos os dias da semana, sempre das 7h às 22h, com poltronas confortáveis, num ambiente climatizado. Além disso, semanalmente existe encontro com profissionais da equipe multidisciplinar, que abordam, temas relacionados aos bebês que estão internados.

A maternidade do Hospital Alberto Urquiza Wanderley também dispõe de um Pronto Atendimento Obstétrico e é a única na cidade que tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a mãe e para o bebê, em caso de necessidade.