Notícias

Adoção de hábitos saudáveis ajuda a prevenir tipos de câncer

Publicada em 26/11/2014 às 07h

Alimentar-se de forma saudável contribui para prevenção de alguns tipos de cânceres Alimentar-se de forma saudável contribui para prevenção de alguns tipos de cânceres

Câncer. Uma palavra que causa inquietação e medo na maioria das pessoas, principalmente quando deixa de ser somente um conceito distante e passa a fazer parte da realidade de alguém.

Devido a fatores como o envelhecimento da população, o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas, a urbanização acelerada e os novos hábitos e padrões de consumo, a incidência da doença no Brasil e no mundo vem crescendo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, entre 2014 e 2015, o Brasil terá quase 600 mil novos casos da doença.

Para 2020, são estimados 15 milhões de novos casos e 12 milhões de mortes. Uma vez identificado o câncer, é comum o paciente não saber por onde começar seu tratamento; essa é a hora de o médico orientar os passos a ser seguidos.

Os tratamentos recomendados - cirurgia, quimioterapia e radioterapia - variam de acordo com a doença e o grau de comprometimento e podem ser combinados para tentar aumentar a chance de cura. Caso isso não seja possível, são utilizados para obter melhor controle e qualidade de vida.

Certos casos, principalmente os detectados precocemente, entram na chamada remissão. Isso significa que não há atividade ou vestígios do câncer, mas ele pode não ter desaparecido completamente. Esses pacientes devem seguir um protocolo regular de acompanhamento, com consultas médicas e exames de imagem.

PREVENÇÃO

Prevenir é o melhor remédio. É possível, sim, proteger seu organismo e diminuir a probabilidade de incidência de alguns dos mais de cem tipos de cânceres Veja alguns métodos:

- Não fumar;

- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Alimentar-se de forma saudável, com frutas, verduras e cereais integrais;

- Limitar a quantidade ingeridas de carnes vermelhas e evitar gorduras;

- Controlar o peso;

- Praticar atividades físicas diariamente;

- Evitar exposição prolongada ao sol e usar protetor solar adequado;

- Realizar exame preventivo ginecológico, ou urológico;

- Usar preservativo.

Com informações da Unimed do Brasil