Notícias

Alguns cuidados são necessários para manter uma axila sempre saudável

Publicada em 17/04/2017 às 13h

Alguns cuidados que podem ser incorporados no dia a dia contribuem para manter a axila saudável Alguns cuidados que podem ser incorporados no dia a dia contribuem para manter a axila saudável

Você cuida realmente bem das suas axilas? Embora essa região do corpo possa passar a maior parte do tempo escondida sob as roupas, é fundamental adotar alguns hábitos básicos no dia a dia para manter a pele dessa área sempre limpa, saudável, hidratada e livre de manchas escuras.

A saúde das axilas será o tema abordado nesta terça-feira (18), às 11h, no Consultório CBN pela dermatologista da Unimed JP, Amanda Medeiros, na Rádio CBN João Pessoa (101.7 MHz).

Todas as terças, um profissional da Unimed JP participa do Consultório CBN, levando informações sobre saúde. O objetivo da parceria da Unimed João Pessoa com a emissora é contribuir para que as pessoas possam mudam hábitos e ter mais qualidade de vida. As entrevistas ficam à disposição dos internautas na seção PodCast Saúde, no Portal Unimed JP.

DICAS DE CUIDADO

Confira os cuidados necessários para ter uma axila saudável:

- Lave muito bem as axilas: Não é à toa que essa é a primeira dica, afinal, ela é a mais importante. Mesmo que o caso de muitas pessoas não seja esse, ou seja, que se lavem bem, ainda assim, utilizar o sabonete e higienizar muito bem a região é o primeiro passo. Alguns sabonetes têm um aroma muito acentuado e ao invés de proporcionarem um bom cheiro, fazem com que você produza suor mais rápido e que o cheiro piore, logo, a dica é que se utilize um sabonete neutro.

- Tenha certeza de que não sobraram resíduos: Por isso é importante lavar muito bem as axilas, para que não sobrem resíduos de desodorante do dia anterior, ou de sabonete, o que pode fazer com que fungos e bactérias se proliferem. É possível preparar um remédio natural para garantir que as axilas fiquem limpas e sem cheiro após o banho. Anote:

- Alimentar-se bem: Mesmo que normalmente esse fator não seja considerado, a alimentação também tem muito a ver com o mau cheiro nas axilas. Por exemplo, comer frequentemente cebola, alho, café e consumir bebidas alcóolicas fará com que o cheiro do suor se torne muito mais forte. Entretanto, ao optar por frutas e verduras será possível amenizar isso. O mesmo serve para o cigarro, já que ele destrói a pele e impulsiona o organismo a produzir um suor com cheiro mais desagradável.

- Depile as axilas: Além de ser esteticamente desagradável, manter pelos nas axilas é uma das grandes causas de mau cheiro, já que essa condição permite a proliferação de fungos e bactérias, que como já mencionamos, é a principal causa do problema.