Notícias

Alimentação saudável e exercícios ajudam a evitar a osteoporose

Publicada em 17/10/2017 às 09h

As mulheres tendem a perder massa óssea mais facilmente: atividade física previne e fortalece As mulheres tendem a perder massa óssea mais facilmente: atividade física previne e fortalece

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de brasileiros acima de 50 anos têm osteoporose. A doença é resultado da perda progressiva da massa óssea, podendo resultar em ossos finos, ocos, frágeis e, consequentemente, suscetíveis a fraturas. Mas, uma alimentação, exercícios e hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a doença no futuro.

PERIGO NA MENOPAUSA

Apesar de ser muito comum na terceira idade, a osteoporose atinge também as mulheres na menopausa. Isso ocorre porque, nessa fase, há uma redução significativa da produção de estrogênio, importante hormônio que ajuda a proteger os ossos da perda excessiva de cálcio. Sem ele, as mulheres tendem a perder massa óssea mais facilmente. Além disso, as mulheres têm, naturalmente, ossos mais frágeis, menores e de menor densidade óssea, em comparação aos homens.

REPOSIÇÃO DE CÁLCIO

Com ossos frágeis, uma queda, mesmo não muito grave, pode resultar em fraturas, principalmente, nas vértebras e quadris, fraturas estas que por usa vez, podem ocasionar complicações locomotoras, circulatórias ou pulmonares. Mulheres que já entraram na menopausa e homens com suspeita da doença devem conversar com seus médicos sobre a necessidade de exames específicos e reposição de cálcio e/ou vitamina D.

PREVENÇÃO

Ter uma vida saudável, com prática de atividade física e alimentação balanceada são importantes na prevenção da doença. O cálcio é o principal responsável pela formação dos ossos. Por isso, consumir alimentos como leite e seus derivados, vegetais de cor verde escuro, peixes, tofu e alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes, podem ajudar na prevenção.

Além disso, também é importante tomar banho de sol pela manhã, de 15 a 20 minutos por dia, pois os raios ultravioletas do sol iniciam a ativação da vitamina D na pele e a vitamina D é importante no aproveitamento do cálcio. 

 

 

 

 

Com informações da Unimed do Brasil