Notícias

Alimentos in natura devem ser a primeira opção para uma dieta saudável

Publicada em 26/01/2015 às 15h

Quanto menos industrializado, melhor será o alimento para manter a sua saúde em dia Quanto menos industrializado, melhor será o alimento para manter a sua saúde em dia

Você o que você come. A "cultura" da boa alimentação, que ganhou força nos anos 70, nunca esteve tão em voga. O Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde dá destaque para o incentivo do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Esses alimentos são obtidos diretamente de plantas e animais e proporcionam uma alimentação balanceada e saudável, além de promover a sustentabilidade. 

A coordenadora do Núcleo de Nutrição e Dietética do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley, a nutricionista Aparecida Gouveia, explicou que esses alimentos são mais saudáveis, pois não têm conservantes e corantes. "Quanto menos industrializado, mais saudável, por isso as pessoas têm que dar preferência a este tipo de comida", disse.

O guia de alimentação explica que alimentação é mais que ingestão de nutrientes. "Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, como também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares", diz a publicação.

Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar. Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo. "Recomendações feitas por guias alimentares devem levar em conta o cenário da evolução da alimentação e das condições de saúde da população. Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável", explica o guia.

O guia recomenda que façamos dos alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação. Alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.

Os alimentos obtidos diretamente de animais são ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Porém, são pobres em fibras e podem conter grande quantidade de calorias por grama e de gorduras não saudáveis. Portanto, o Ministério da Saúde orienta incluir nas refeições os alimentos de origem vegetal que, na grande maioria, são ricos em fibras e nutrientes, e possuem menos calorias por grama em comparação aos de origem animal.

O que são alimentos in natura?

Alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.

O que são alimentos minimamente processados?

Alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.