Notícias

Amamentação é nutrição para o corpo e fortalece relação mãe-bebê

Publicada em 02/08/2017 às 07h

Maria Luísa é alimentada exclusivamente com leite materno; mãe diz que é um ato de amor Maria Luísa é alimentada exclusivamente com leite materno; mãe diz que é um ato de amor

Oferecer o leite materno ao bebê é um ato de amor. Além de toda nutrição que o alimento proporciona, o ato de amamentar fortalece os laços de carinho e afeição entre a mãe e o filho. Por saber de toda essa importância, a Unimed João Pessoa incentiva o aleitamento materno, com diversos serviços oferecidos às suas clientes.

 

Para a pediatra Lúcia Perrusi, cooperada da Unimed JP, a amamentação é importante em todos os sentidos. “Os nutrientes que existem no leite materno são importantes para a imunidade da criança. Mas temos também a relação entre a mãe e a criança. Quanto está no peito, o bebê sente o calor e o cheiro da mãe e isso é muito importante para o vínculo”, disse.

 

A médica recomendou ainda que a amamentação seja feita pelo maior tempo possível. “Mesmo que a criança já esteja com o complemento, mesmo sem a exclusividade da amamentação, é importante que o leite materno seja oferecido. Se toda mãe tiver a consciência da importância do leite materno, vai amamentar o seu filho pelo maior tempo possível”, garantiu.

 

MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM

 

Mãe de primeira viagem, a contadora Pollyana Menezes se preocupou com todos os detalhes que pudessem assegurar a saúde do bebê desde o momento que descobriu que estava grávida. Uma dessas preocupações foi a amamentação. “Tomei todas as precauções necessárias para que eu pudesse oferecer o leite materno à minha filha: alimentação saudável, banho de sol nos mamilos e pomada para fortalecer mamilos e auréola”, explicou.

 

Pollyana garantiu que amamenta por amor. Os primeiros 15 dias não foram fáceis, mas ela insistiu e garante que hoje é só amor na hora da amamentação. “Acredito que assim também é uma maneira de fortalecer o elo entre a mãe e o bebê, além de ser uma forma de passar segurança para ela e também os devidos nutrientes que Maria Luísa precisa para ser saudável. Sinto um enorme prazer em poder amamentar a meu neném. Às vezes fico sorrindo sozinha olhando, admirando tanta formosura”, garantiu.

 

UNIMED JP INCENTIVA A AMAMENTAÇÃO

 

A primeira semana de agosto é a Semana Mundial do Aleitamento Materno, mas a Unimed João Pessoa incentiva a amamentação durante todo o ano. As clientes grávidas ou que tiveram o filho há pouco tempo podem participar do grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê. Entre as diversas atividades oferecidas, estão cursos sobre amamentação e acondicionamento de leite materno. Para saber como participar do Grupo, a cliente pode visitar a página do Espaço Viver Melhor, no portal da Unimed JP e ver todos os detalhes.

 

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, o aleitamento materno é incentivado ainda na sala de parto. Durante a permanência de mãe e recém-nascido no hospital, a equipe multiprofissional faz o incentivo ao aleitamento, tira dúvidas e ajuda na pega para a amamentação.

 

Quem, ainda assim, tem dúvidas sobre o assunto, pode recorrer ao Disque Amamentação, um serviço que funciona 24h. São dois telefones à disposição: 2106-0393, para ligações das 7h às 19h, e 2106-0352, para contatos das 19h às 7h. 

 

A unidade hospitalar conta ainda com uma parceria com o Banco de Leite Anita Cabral. O Posto de Coleta de Leite Humano da Unimed JP ajuda mães que precisam de leite e às que têm esse leite em excesso.