Notícias

Aprenda como reconhecer os sintomas das doenças respiratórias

Publicada em 17/08/2018 às 07h

Temperaturas baixas contribuem para o surgimento das doenças respiratórias Temperaturas baixas contribuem para o surgimento das doenças respiratórias

A chuva, o frio e a umidade são comuns entre os meses de junho, julho e agosto, período de inverno no Nordeste. A temperatura cai um pouco, principalmente à noite, mesmo que faça sol durante o dia, e a chuva é mais intensa. Nessa época do ano, é comum o aumento de casos de doenças respiratórias, provocadas por fungos, vírus e ácaros.

Bronquite, rinite, asma, sinusite crônica e gripe. Muitas vezes, as causas e os sintomas dessas doenças são tão parecidos que acabam confundindo as pessoas. Será que é rinite ou um resfriado? Para esclarecer essa e outras dúvidas, preparamos um quadro, mostrando alguns sinais que podem ajudar você a reconhecer cada uma dessas doenças (confira abaixo). E você sabe reconhecer os sintomas das doenças respiratórias?

O pneumologista Sebastião Costa explicou que há diferenças entre essas doenças. Segundo ele, as rinites e rinossinusites são mais frequentes nesta época do ano e aparecem com espirros, coriza, obstrução nasal e dor de cabeça. "A asma brônquica, mais grave, aparece com tosse, expectoração, dispneia (cansaço) e chiado, o que a diferencia das outras enfermidades", explicou o pneumologista.

As alergias e as viroses respiratórias apresentam os mesmos sintomas - tosse, secreção, coriza e cansaço. O que distingue as duas, de acordo com o médico, é a presença da febre. “Lembrando que a gripe sazonal, provocada pelo vírus Influenza, ao contrário do resfriado (dor de garganta, sintomas nasais, febrícula), requer maior cuidado”, alertou. São cinco dias de febre alta, dores musculares, fadiga, fastio intenso.

DICAS

Para combater os vilões do inverno é preciso redobrar os cuidados com o corpo e em casa e na rua. Siga as dicas abaixo:

  • Além de manter as mãos limpas, quando estiver na rua, no ônibus, no trem, no metrô, em repartições públicas, nunca passe as mãos no rosto, principalmente na boca, nariz e nos olhos.
  • Evite aglomerações de pessoas.
  • Não compartilhe talheres, copos, pratos e outros objetos de uso pessoal.
  • Se tossir ou espirrar use lenço de papel. Coloque o braço como anteparo para que ao espirrar sua saliva não se espalhe no ambiente. Depois de assoar o nariz lave as mãos.
  • Hidrate e lave o nariz com soro fisiológico.
  • Mantenha sua casa limpa e arejada.
  • Beba muita água, beba mesmo que não esteja com sede.
  • Pratique esportes, sempre com o cuidado de se hidratar com sucos, água chás e uma alimentação saudável.

    DIFERENÇAS

    Confira alguns sinais que podem ajudar a diferenciar a ocorrência de cada uma dessas doenças: