Notícias

Atitudes positivas ajudam a gerenciar a ansiedade

Publicada em 09/03/2017 às 07h

Reserve um tempo durante a semana para fazer atividades que possam relaxar, como yoga Reserve um tempo durante a semana para fazer atividades que possam relaxar, como yoga

Que tal adotar atitudes mais positivas para enfrentar a ansiedade? Esse sentimento, que é uma resposta normal do organismo a incertezas e situações que interferem no dia a dia, também pode impactar negativamente no estilo de vida das pessoas.

Afinal, quem nunca ficou apreensivo ou preocupado com certas circustâncias que fogem ao nosso controle? Uma entrevista de emprego, um fim de relacionamento ou a morte de alguém são situações que podem deixar qualquer um ansioso.

Conforme a Faculdade de Medicina de Harvard (Harvard Medical School), pessoas ansiosas costumam apresentar alguns sintomas que, às vezes, levam dias, semanas ou até meses para passar. Entre eles, estão a inquietação, o cansaço contínuo, a dificuldade de concentração e a irritabilidade.

Mas, o quê fazer para que a ansiedade não se transforme em uma doença? A boa notícia é que é possível gerenciar de forma mais tranqüila a preocupação com situações circunstanciais incorporando à rotina. Confira abaixo algumas dicas sugeridas pela Associação Americana de Ansiedade e Depressão (Anxiety and Depression Association of America).

ATITUDES PARA GERENCIAR A ANSIEDADE

1) Invista em você

Reserve alguns períodos durante a semana para fazer atividades que possam relaxar, como massagem, caminhada, meditação e yoga.

2) Deixe seu dia mais produtivo

3) Encontre amigos e familiares com frequência

4) Cuide das suas finanças

5) Aceite que você não pode controlar tudo

6) Preze por refeições equilibradas

7) Limite o consumo de álcool

8) Exercite-se regularmente

Com informações da Unimed do Brasil