Notícias

Atitudes positivas podem contribuir para adaptação das crianças à escola

Publicada em 23/08/2017 às 07h

Boas experiências na escola podem influenciar no bem-estar, autoestima e motivação da criança Boas experiências na escola podem influenciar no bem-estar, autoestima e motivação da criança

Algumas atitudes dos pais podem contribuir para que os filhos consigam adaptar-se mais facilmente à primeira experiência escolar. No Brasil, segundo o Ministério da Educação, a educação infantil (para crianças com até cinco anos de idade) é dividida em duas fases: creche, que tem como foco de ensino a interação e a brincadeira; e pré-escola, com foco no desenvolvimento da personalidade, linguagem e inclusão social da criança. Estas duas fases marcam o início da vida escolar e educação formal de uma criança.

 

As primeiras experiências escolares de uma criança podem influenciar na maneira como ela se relacionará com as pessoas e com o mundo ao longo dos próximos anos. Conforme informações da Mayo Clinic, organização que é referência mundial em pesquisas e práticas clínicas, o ‘sucesso’ ou o ‘fracasso’ nesta fase podem afetar o bem-estar, a autoestima e a motivação de uma criança. Aplicando algumas atitudes positivas, os pais podem contribuir para que os filhos vivenciem boas experiências.

 

LEIA ABAIXO

Preze pela saúde da criança. Certifique-se de que seu filho ingere alimentos saudáveis, dorme tempo suficiente, tem ido a consultas pediátricas de rotina e recebeu todas as vacinas indicadas para sua idade.  

 

Desenvolva rotinas. Escolha horários regulares para o seu filho comer, brincar e dormir. Aplique esta orientação diariamente, pois ajudará a criança a entrar no ritmo da creche ou pré-escola.

 

Incentive o desenvolvimento de habilidades básicas. De forma lúdica, ajude seu filho a reconhecer letras, números, cores e formas.

 

Leia. Faça com que a leitura seja uma atividade familiar de rotina. Os pré-escolares costumam apreciar livros de rimas e com ensinamentos sobre o alfabeto.

 

Exponha seu filho a experiências de aprendizagem. Procure oportunidades para ampliar os horizontes da criança, leve ao museu, inscreva em programas comunitários de arte e ciência.

 

Incentive a socialização. Matricule a criança em esportes de grupo, organize passeios com os amigos, incentive seu filho a compartilhar as suas experiências e expressar seus sentimentos.

 

Fale sobre o ambiente escolar. Crie emoção e diminua a ansiedade explicando como pode ser a rotina na escola e os pontos positivos – fazer novos amigos, participar de brincadeiras e atividades divertidas, aprender novos assuntos.

 

Com informações da Unimed do Brasil