Notícias

Bactéria Helicobacter pylori é considerada a "vilã" da gastroenterologia

Publicada em 15/04/2007 às 09h25

Carlos Antonio de Melo Feitosa, gastroenterologista e endoscopista Carlos Antonio de Melo Feitosa, gastroenterologista e endoscopista

Helicobacter pylori ou, simplesmente, H. pylori. Este é o nome da bactéria considerada a "vilã" da gastroenterologia. Responsável por doenças como gastrites, úlceras pépticas, duodenites, linfoma de Malt e câncer do estômago, este microorganismo tem como aliados no Brasil a falta de saneamento básico e o uso indiscriminado de antibióticos.

 

Este assunto está sendo abordado pelo gastroenterologista e endoscopista Carlos Antônio de Melo Feitosa na edição deste domingo da coluna Unimed Saúde, publicada nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba.

 

A H. pylori vive no estômago humano. O médico alerta que para todo paciente com quadro clínico de dor no estômago, azia, empachamento e náusea, há indicação de uma Endoscopia Digestiva Alta com Teste da Urease para identificar sua patologia e a presença das bactérias. "O tratamento deve ser feito pelo médico gastroenterologista, através de esquemas eficazes de um IBP com dois antimicrobianos", informou.

 

De acordo com Carlos Feitosa, tratamento preventivo, praticamente, não existe no Brasil por falta de uma programação de saneamento básico do Ministério da Saúde, além da inexistência de uma vacina. "Mas, providências já estão sendo tomadas através de relatórios da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) junto aos órgãos competentes", comentou.

 

O artigo completo de Carlos Antônio de Melo Feitosa está disponível na versão virtual da coluna e na seção "Consultório Médico" disponibilizados aqui no Portal Unimed JP. O acesso é feito pela página inicial.