Notícias

Benefícios da pausa para ter melhor desempenho no ambiente de trabalho

Publicada em 21/03/2018 às 07h

Pausa ao longo da jornada de trabalho funciona como uma válvula de escape para a mente Pausa ao longo da jornada de trabalho funciona como uma válvula de escape para a mente

Sabe aquele momento no trabalho em que você não consegue mais se concentrar, nem resolver problemas corriqueiros? Pois é, isso pode acontecer em qualquer profissão. Talvez a saída para dar uma melhorada e aliviar as tensões durante o expediente seja adotar a famosa pausa para o cafezinho.

Desligar-se por um momento das atividades que desempenhou por horas a fio, nem que seja por 10 minutos, descansa o cérebro. De acordo com o psiquiatra Rivando Rodrigues de Sousa Oliveira, médico cooperado da Unimed João Pessoa, essas pausas são fundamentais para o trabalhador.

“As pausas na jornada de trabalho promovem relaxamento, porque fazem com que as amígdalas cerebrais se acalmem. E quanto menos estresse, menos problemas psicológicos”, destacou o psiquiatra.

A amígdala cerebral é uma pequena estrutura do sistema nervoso em forma de amêndoa. Ela é importante na aquisição de informações de perigo, produção e elaboração de respostas aos agentes estressores. Podemos dizer que as amígdalas são o centro identificador do perigo e colocam o indivíduo em situação de alerta.

RECARREGAR AS ENERGIAS

O psiquiatra Rivando Rodrigues de Sousa Oliveira explica que parar um pouco realmente ajuda a recarregar as energias. “Isso faz com que a pessoa retome a atividade com mais alegria”. 

E é justamente assim que se sente a recepcionista da Unimed JP, Beatriz de Fátima Gomes. Ela aproveita o tempinho livre para lanchar e olhar as redes sociais. “A gente retoma a atividade mais animada”, afirma.

Os intervalos na jornada de trabalho funcionam como uma válvula de escape para o cérebro, que pode ter o desempenho comprometido se é estimulado constantemente. Além disso, ajuda o trabalhador a se conectar com colegas e lhe dá tempo para organizar a cabeça.

Mas vamos combinar! As pausas são intervalos curtos, feitos em um determinado momento do dia, quando o cérebro já trabalhou muito.