Notícias

Câncer de mama pode ser evitado em até 30% dos casos

Publicada em 14/10/2016 às 07h

Autoexame é umas das formas de detecção do câncer de mama Autoexame é umas das formas de detecção do câncer de mama

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama são possíveis de serem evitados, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas como é possível evitar? Ao adotar atitudes saudáveis de vida.

São atitudes que reduzem as chances de câncer de mama: a prática de atividade física - no mínimo 30 minutos diários de três a cinco vezes por semana; alimentar-se de forma saudável - isso representa prezar por dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; e amamentar.

Como todo câncer, a detecção precoce aumenta as chances de cura. O autoexame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de autocuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.

Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos. Conforme informações do Inca, a recomendação no Brasil é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde apontam o câncer de mama como o tipo mais frequente de câncer que acomete mulheres em 140 países. No Brasil, ele responde por cerca de 20% dos novos casos de câncer a cada ano, esse percentual representa mais de 57 mil brasileiras.

Com informações da Unimed do Brasil