Notícias

Cartilha traz orientações para gestação mais tranquila e saudável

Publicada em 26/08/2015 às 07h

Para garantir uma gestação saudável, é importante fazer o pré-natal Para garantir uma gestação saudável, é importante fazer o pré-natal

Uma das formas mais seguras de garantir uma gestação saudável é através do pré-natal. Ele possibilita um parto com o mínimo de riscos. Assim que a gravidez for detectada, o acompanhamento de um ginecologista ou obstetra é fundamental para ajudar a entender e orientar em relação às mudanças físicas e emocionais que ocorrerão durante os próximos nove meses.

Com exames laboratoriais, histórico da pressão arterial, medidas da circunferência da barriga, peso da gestante e ultrassom, o médico estará munido de informações para detectar anormalidades que possam gerar complicações ao feto. O exame de ultrassom, por exemplo, possibilita diagnosticar problemas na placenta, descobrir se os órgãos do feto estão bem formados e verificar a quantidade de líquido amniótico.

Para ajudar as mulheres grávidas, a Unimed do Brasil elaborou uma cartilha para uma gestação mais saudável e tranquila. A cartilha está disponível on line no Canal Viver Melhor do Portal Unimed JP, clique aqui. Caso prefira, a pessoa poderá fazer a impressão.

GRUPO MATERNO-INFANTIL

Em João Pessoa, a Unimed JP desenvolve um programa específico e permanente para clientes grávidas, totalmente gratuito, em que uma equipe interdisciplinar orienta as futuras mamães durante as diversas fases da gravidez.

O GES Materno-Infantil é dividido em três fases, que depende da idade gestacional. Cada etapa inclui dois encontros, que são coordenados por uma equipe formada por nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e enfermeira. Ao final de cada fase, é realizada uma oficina para o casal.

O Grupo Jasmim é voltado para as mulheres que estão no primeiro período da gestação, que compreende entre 4 e 12 semanas, ou seja, até três meses. O Grupo Lírio é voltado para mulheres que estiverem no período entre 16 e 24 semanas da gestação (dos três aos seis meses). O Grupo Rosa é a última fase do GES Materno-Infantil, voltada para as mulheres entre 28 e 40 semanas de gestação (dos sete meses até o nascimento do bebê).

Para saber mais sobre o grupo, clique aqui.