Notícias

Circustâncias comuns do cotidiano podem causar esquecimento

Publicada em 27/04/2017 às 07h

Esquecimento em geral não tem, necessariamente, relação com doenças cerebrai Esquecimento em geral não tem, necessariamente, relação com doenças cerebrai

Lapsos de memória costumam ser frustrantes e, às vezes, preocupam. Quando acontecem com mais frequência podem despertar o medo de estar desenvolvendo algum transtorno neurodegenerativo, como a doença de Alzheimer. Conforme informações do Departamento de Neurologia da Unicamp, o esquecimento em geral não tem, necessariamente, relação com doenças cerebrais. “Em pessoas com idade abaixo de 60 anos, é muito comum queixas de esquecimento, mas que não têm essa ligação. Existem muitas causas de esquecimento em eventos do dia a dia relacionados à ansiedade, que é algo muito prevalente nos dias de hoje”. 

Segundo a Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School) há muitas causas tratáveis relacionadas ao esquecimento. A instituição elencou seis circunstâncias comuns, algumas envolvem hábitos diários, e aconselha que se os lapsos de memória estiverem incomodando, é aconselhável conversar com o médico para descobrir a raiz do problema. Às vezes, algo como dormir mais, trocar um medicamento ou participar de um programa de redução do estresse é suficiente para sentir a diferença.

Com informações da Unimed do Brasil