Notícias

Clientes da Unimed JP aprendem como aproveitar melhor a gravidez

Publicada em 03/03/2015 às 07h

Casais fizeram atividades de alongamento e relaxamento durante o workshop Casais fizeram atividades de alongamento e relaxamento durante o workshop

Será que posso fazer sexo durante a gravidez? O sexo vai machucar o bebê? Essas e muitas outras dúvidas foram tiradas por casais que participaram de uma roda de conversa sobre sexualidade na gestação durante o Workshop GestAção Saúde, promovido pelo Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa,no último sábado (28). Durante o encontro, realizado no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados, os clientes da Unimed JP trocaram experiências e aprenderam como aproveitar melhor o sexo na gravidez.

CLIQUE AQUI para ver fotos do workshop.

Uma equipe multidisciplinar do Grupo de Educação e Saúde Materno-Infantil, composta por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeira, se revezou para explicar aos casais assuntos que ainda são mitos e tabus quando se fala em sexualidade na gestação. 

Com uma linguagem direta e uma técnica simples, que fez com que os papais e as mamães se sentissem à vontade, as especialistas falaram sobre os fatores que reduzem as atividades sexuais nesse período e das principais contra-indicações para a prática do ato sexual na gravidez. Aproveitaram, ainda, para mostrar as posições mais indicadas para o sexo e recomendaram muito diálogo para evitar mal-entendidos que podem distanciar o casal.

SEGURO

A psicóloga o Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP, Abigail Lopes, disse que no período de gestação o diálogo é a ferramenta mais importante para manter a vida sexual saudável. "Os fatores físicos, emocionais e relacionais influenciam no dia a dia do casal e o sexo pode acabar ficando de lado. Mas não precisa ser assim, por isso, a conversa é fundamental para manter o equilíbro e a harmonia do casal na gravidez", aconselhou a especialista.

Na roda de conversa alguns tabus que os pais tinham em relação ao sexo foram derrubados. As especialistas explicaram que o ato sexual não machuca o bebê como muitos acreditam "O bebê está muito bem protegido", disse a psicóloga Abigail Lopes. Além de ser bom para o casal, o sexo nesse período é importante para fortalecer os músculos do períneo que ajudam na hora do parto. "Se for uma gravidez normal, sem complicações ou riscos, o sexo é seguro, liberado e recomendado", adiantou.

O casal Diego Gomes e Robéria Nayara, que mora em Mangabeira, estava atento aos conselhos das especialistas. Pai de primeira viagem, Diego fez questão de acompanhar a esposa no workshop e aprovou a dinâmica elaborada para informar os casais sobre o sexo na gravidez. "Não poderia perder de jeito nenhum! Tirei dúvidas e conheci mais o universo feminino. Foi bastante proveitoso", afirmou o técnico em informática, que vai colocar em prática tudo o que aprendeu no encontro.

ATIVIDADES

Antes de falaram sobre sexo na gestação, as grávidas verificaram a pressão para saber se estavam aptas a participarem das atividades de alongamento, relaxamento e hidroginásticas com os maridos. Os casais também assistiram a um vídeo sobre o serviço do grupo de gestantes e tiveram um lanche educativo com orientações da nutricionista.

Para descontrair e entrosar os papais, três deles foram convidados a passar a manhã com uma barriga postiça, simulando uma gravidez. A experiência provocou muitos risos, mas valeu para que eles sentissem na pele ou na barriga todos os incômodos e as dificuldades das mulheres quando carregam um bebê durante noves meses. "Só carreguei uma barriga com quatro quilos e por poucas horas, mas senti que não é fácil", disse o engenheiro Fábio Sobral, que estava acompanhando a esposa Larissa.

SOBRE O GRUPO

Totalmente gratuito, o Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil faz parte do Viver Melhor, serviço da Unimed JP voltado para promover a saúde e o bem-estar dos clientes. No GES Materno-Infantil, as mulheres são orientadas para uma gravidez saudável, cuidados com o recém-nascido e como encarar as mudanças que chegam com a maternidade.

Apesar de ser focado na gestação, o grupo também oferece atividades para os futuros papais. A equipe do Viver Melhor informou que este mês serão oferecidas oficinas de shantala, acondicionamento do leite e um curso sobre amamentação no período da tarde.

As gestantes que tiverem interesse em participar do grupo podem ligar para o 35068700 e 3506 8600. Clique aqui para saber mais sobre o Viver Melhor.