Notícias

Clientes recebem orientações sobre como viver bem com diabetes

Publicada em 24/11/2014 às 14h

Clientes com diabetes iniciam encontro com atividade física animada com música Clientes com diabetes iniciam encontro com atividade física animada com música

Prevenir complicações relacionadas ao diabetes com cuidados simples. Essa foi a orientação principal do 10º Encontro dos Grupos de Educação em Saúde (GES) em Diabetes. O evento, que além de palestra contou com várias homenagens, reuniu cerca de 200 pessoas, que já participaram do Grupo de Educação (GES) em Diabetes da Unimed JP, no último sábado (22) no auditório do Sesi no Centro, das 7h30 às 13h30.

Clique aqui para ver as fotos.

A abertura foi feita pelo assessor de Provimento à Saúde, Genival Ferreira de Lima. Ele falou sobre o trabalho desenvolvido pela Unimed João Pessoa para ajudar clientes com diabetes a cuidar melhor da saúde. "Mais de 15 mil clientes da Unimed JP são acometidos pelo diabetes. Em virtude desse número grande, a Unimed João Pessoa formou uma equipe de alto padrão para ajudar essas pessoas a prevenir complicações relacionadas aos diabetes", explicou.

Em seguida, os participantes foram convidados a se movimentar ao som da música Girls Just Want To Have Fun (Cyndi Lauper) em uma "aulão" de ginástica com educadora física da Unimed JP.

A primeira palestra do encontro foi ministrada pela oftalmologista Isabella Queiroga, que abordou o tema "Diabetes e o olho". Ela falou sobre as alterações que o diabetes pode ocasionar na retina. "Entre as complicações crônicas que o diabetes pode causar as que envolvem a retina são as que merecem mais atenção. Ela é chamada de retinopatia diabética. O bom controle metabólico retarda seu aparecimento", explicou. Segundo a médica, a visita periódica ao oftalmologista com a realização do mapeamento de retina deve fazer parte da rotina do diabético. Dessa forma, a retinopatia pode ser identificada e tratada precocemente.

O cirurgião vascular Paulo Lima abordou o tema "Vasculopatia Diabética". O médico explicou que no paciente com diabetes ocorre uma maior tendência a obstrução dos vass sanguíneos, atingindo o organismo como um todo e afetando principalmente os pés. "A arterosclerose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas (placas) dentro dos vasos sanguíneos". Para evitar as complicações, é necessário seguir o tratamento de controle do diabetes e adotar hábitos saudáveis, como não fumar, evitar sedentarismo, utilizar sapatos adequados, controlar hipertensão arterial, entre outros.

A última palestra foi ministrada pelo nefrologista Antônio Campinele que abordou o tema "Nefropatia Diabética; uma enfermidade silenciosa". Segundo ele, o diabetes traz complicações em alguns órgãos, que é mais fácil de perceber. "As patologias renais não dão sinais, por isso é necessária a prevenção e avaliação médica para identificação precoce", afirmou. O médico explicou que a função dos rins é filtrar as impureza do organismo. Caso não esteja funcionando, alguns nutrientes, como proteínas, vão passar para a urina." O problema renal pode causar desnutrição, cardiopatia e outros problemas", enfatizou.

Após as palestras, o consultor da Promoção da Saúde, Hilários Freitas, falou sobre a trajetória do trabalho desenvolvido pela Unimed para clientes com diabetes. "Quando iniciamos esse trabalho não imaginávamos que se tornaria tão grandioso como ele é hoje. A nossa preocupação desde o início foi oferecer um tratamento humanizado, que pudesse muito mais do que ajudar as pessoas a cuidar do corpo, mas que se preocupasse com emocional das pessoas. Hoje estamos muito felizes com o resultado.

Na sequência foram homenageadas as profissionais que fizeram parte do início do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes até os dias atuais. A médica Ercília Nunes, que está desde início do trabalho de Promoção da Saúde recebeu um ramalhete representando todas as pessoas que deram sua contribuição para o trabalho do grupo. Logo após foi apresentado um vídeo sobre os dez anos do grupo e houve sorteio de brindes entre os participantes.

Por último, o presidente da Unimed Alexandre Magno Pimentel, falou sobre o trabalho de Promoção da Saúde realizado pela Unimed JP. "Nesse trabalho predomina o sentimento humanístico. Os profissionais dessa equipe têm a capacidade de ouvir, de entender o paciente como um todo, tendo em vista que a saúde não é apenas do corpo, mas também emocional. E o objetivo maior do trabalho é melhorar a vida das pessoas; explicou.

GRUPO

O Grupo de Educação em Saúde em Diabetes (GES em Diabetes) é umas das iniciativas do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP. O programa inclui a realização de quatro reuniões durante um mês (uma por semana), onde o diabetes é discutido sob diferentes abordagens por uma equipe multi e interdisciplinar formada por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e médico.

Cerca de três meses depois das quatro reuniões iniciais, o grupo volta a se reunir para esclarecimento de alguma dúvida. Além de receber informações de profissionais, os participantes ainda têm a oportunidade de trocar conhecimento com outras pessoas.

Após participar de todas as reuniões, o programa tem continuidade com oficinas que são promovidas para abordar alguma novidade na área ou reforçar as informações já transmitidas nos encontros.

O programa é gratuito e exclusivo para clientes da Unimed JP. Para participar do GES, o primeiro passo é fazer a inscrição. Ela pode ser feita on line, na seção do Espaço Viver Melhor, no Portal Unimed JP (clique aqui). Todo o mês a Promoção da Saúde abre uma nova turma para o programa.

ENTENDA A DOENÇA

De acordo com o Ministério da Saúde, dos 400 milhões de diabéticos identificados no mundo pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, na sigla em Inglês), pelo menos 14 milhões estão no Brasil e aparecem 500 novos casos por dia.

Doença crônica de caráter permanente, o diabetes pode ocasionar diversas complicações se não forem tomados os devidos cuidados.

A doença é caracterizada pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue).

A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para o interior da célula. A ausência, quantidade insuficiente ou resistência à ação da insulina provoca aumento da glicose na circulação sanguínea: hiperglicemia.

SINAIS E SINTOMAS

Os níveis elevados de glicose no sangue podem causar diversos sinais e sintomas:

- Urinar com mais frequência;

- Sede excessiva;

- Alterações visuais;

- Cansaço excessivo sem motivo aparente;

- Infecções frequentes, sendo mais comuns as infecções de pele;

- Aumento do apetite.

- Alguns sinais e sintomas são menos perceptíveis, como formigamentos nas mãos e pés. Os exames periódicos são fundamentais para diagnosticar a presença da doença, principalmente após os 40 anos de idade.