Notícias

Com atividade física, a meninada ganha mais saúde e qualidade de vida

Publicada em 27/04/2018 às 07h

Brincadeiras do tempo da vovó também contribuem para crianças mexerem o corpo Brincadeiras do tempo da vovó também contribuem para crianças mexerem o corpo

Na correria do dia a dia, muitos pais acabam não se programando para levar os filhos para correr, pular ou mesmo passear ao ar livre. Dessa forma, a meninada ocupa boa parte do tempo diante da TV, do videogame e de alguns atrativos da internet. O resultado é uma rotina sedentária ou, pelo mesmo, com poucas opções para movimentar o corpo, o que pode prejudicar a qualidade de vida.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças e adolescentes, dos 5 aos 17 anos de idade, devem participar de brincadeiras, jogos, esportes, educação física e ações que envolvam recreação e locomoção.

É desejável que a duração das atividades físicas seja de pelo menos 60 minutos por dia, incluindo exercícios moderados e vigorosos. A adoção desse estilo de vida melhora a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea, cardiovascular e metabólica do público infantojuvenil.

Segundo a OMS, a atividade física também é uma das formas de retardar o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), àquelas adquiridas ao longo da vida. Essas doenças estão subdivididas em: cardiovasculares, respiratória crônica, diabetes e câncer.

BRINCADEIRAS E ESPORTES

Independentemente do local onde mora e da agenda repleta de compromisso, os pais ou responsáveis podem reservar um tempinho para oferecer opções de exercício físico às crianças e adolescentes. Basta se programar!

Algumas atividades podem ser realizadas dentro de casa, é só ter criatividade e disposição. Segundo a profissional de educação física e especialista em educação física escolar, Teresa Aguiar, para crianças na faixa etária de três a seis anos de idade, deve-se fazer exercícios lúdicos. 

A natação é uma boa opção de exercício físico para criança deixar sendetarismo de lado

Aí entram as tradicionais brincadeiras do tempo da vovó como esconde-esconde, pula corda e dar cambalhota. Vale até organizar uma minicorrida e alongar o corpo. Mas lembre-se de usar sempre a imaginação para que os pequenos se sintam atraídos a participar da “farra”.

Para os bebês, uma boa opção é a natação, com aulas entre 20 e 30 minutos de duração. “Já para os maiores de 6 anos, a indicação é a prática de esportes”, orienta a especialista. E o que não falta é alternativas: futebol, balé, judô, futsal e muitos outros.  

Diante de tanta dica, ânimo! Estimule a meninada a mexer o corpo e a cuidar, desde cedo da saúde e da qualidade de vida.