Notícias

Com uma doação de sangue é possível salvar até quatro vidas

Publicada em 24/11/2015 às 07h

Doação de sangue é um importante ato de solidariedade, que não traz prejuízo para o doador Doação de sangue é um importante ato de solidariedade, que não traz prejuízo para o doador

Salvar até quatro pessoas com um ato simples: a doação de sangue. Em menos de uma hora todo o processo de doação estará terminado. Além disso, este ato não dói e não prejudica a saúde. Para lembrar a importância desta ação, é comemorado em 25 de novembro o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

A doação é um importante ato de solidariedade e que não vai trazer nenhum prejuízo para o doador. A parte líquida retirada será recuperada nas primeiras horas após a doação. Em algumas semanas, o número total de hemácias retornará aos níveis iniciais, permitindo novas doações sem prejuízo ao organismo.

Apesar de todo o avanço da medicina, ainda não existe nada que substitua o sangue nos tratamentos clínicos e cirúrgicos. Por isso, é fundamental o encaminhamento de doadores para os bancos de sangue para repor o estoque. Este procedimento deve ser adotado independentemente de a pessoa beneficiada ter recebido alta hospitalar ou até mesmo falecido.

O ato ocorre através da inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é sempre feita por profissionais capacitados e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, para garantir o bem-estar do doador.

Confira mais informações sobre a doação de sangue em cartilha, produzida pela Unimed do Brasil, e que está disponível na seção do Viver Melhor no Portal Unimed João Pessoa, clique aqui.