Notícias

Comitê vai utilizar a criatividade para divulgar Lei Antifumo na Paraíba

Publicada em 26/01/2015 às 07h

Grafiteiro vai pintar, em João Pessoa, a logomarca da campanha nacional para divulgar a Lei Antifumo: conscientização Grafiteiro vai pintar, em João Pessoa, a logomarca da campanha nacional para divulgar a Lei Antifumo: conscientização

O Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB), que é formado por várias instituições, a exemplo da Unimed João Pessoa, promoverá uma série de atividades esta semana para divulgar a lei federal 12.546, a Lei Antifumo, sancionada em dezembro do ano passado. As novas regras proíbem o uso de cigarros em recintos fechados públicos ou privados em todo o território nacional.

Na próxima sexta-feira (30), a ação será realizada na Praça Vida de Negreiros, o Ponto de Cem Réis, das 8h às 12h, onde serão pintadas duas telas com a logomarca da campanha, inspirada na Bandeira Nacional, utilizando a arte do grafite. Elas serão, posteriormente, expostas na sede da Unimed JP e na Secretaria da Saúde do Estado.

A programação inclui, ainda, apresentação de grupo de xaxado, avaliação da capacidade respiratória, aplicação do teste de fagerstroöm com fumantes (método de avaliação de dependência de nicotina) e a distribuição de material educativo, contendo informações sobre os maléficos do cigarro à saúde.

Na quinta-feira à tarde, o grafiteiro fará a pintura da logomarca da campanha da Lei Antifumo no muro da Secretaria Municipal de Saúde e no Terminal Rodoviário de Integração, no Varadouro. Estas ações integram uma campanha que a ONG Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT), em parceira com instituições e entidades dos diferentes estados do Brasil, vem desenvolvendo para difundir a Lei Antifumo em todo o país.