Notícias

Confira algumas dicas para persistir na atividade física

Publicada em 22/04/2015 às 07h

É possível aplicar algumas estratégias que visam manter a regularidade nos treino É possível aplicar algumas estratégias que visam manter a regularidade nos treino

Passou a empolgação das primeiras semanas de treino e você já está calculando quantos dias falta para chegar ao fim da sua mensalidade? Saiba que você não está sozinho. No Brasil, conforme levantamento da Associação Brasileira de Academias (Acad), entre 50 e 60% dos alunos que se matriculam em academias desistem ao longo dos primeiros 45 dias de treino.

Independentemente da atividade que você se propôs a realizar, ao ter conhecimento a respeito dos fatores que podem gerar queda no ânimo para praticá-la, é possível aplicar algumas estratégias que visam manter a regularidade nos treinos e ficar bem longe da possibilidade de integrar a estatística de desistentes.

DICA: principalmente durante os três primeiros meses, faça um esforço e mantenha total regularidade na prática da atividade. Depois desse período o corpo estará acostumado e, inclusive, sentirá falta quando você não praticar.

ESTRATÉGIAS

Confira cinco estratégias para persistir no treino:

-Reflita e escolha uma atividade física que te agrade (pilates, musculação, corrida, dança, etc.). Praticar algo pelo qual voce‚ jၠpossui simpatia está entre os fatores determinantes que ajudam a persistir nos exercícios.

- Opte por uma escola ou academia próxima a sua casa ou trabalho, assim fica fácil para se deslocar ate lၠe minimiza as possibilidades de encontrar desculpas para deixar de se exercitar.

- Defina os objetivos que você quer atingir: emagrecer, melhorar o condicionamento físico, ganhar massa muscular, etc., então estabeleça metas para médio e longo prazo. Foque no objetivo sempre que algum empecilho aparecer (sono, chuva, etc.). Lembre-se que cada dia a menos de treino farၠvocê‚ estar mais distante do seu alvo.

-Faça avaliações físicas periódicas, com elas é possível visualizar em números o quanto valeu a pena seu esfoço. A percepção das mudanças no corpo serve também como estímulo para manter-se firme nos treinos.

-Convide um amigo, vizinho, colega de trabalho, etc., para frequentar a mesma escola ou academia, isso ajudarၠa manter o compromisso, além de possibilitar a troca de experiências sobre a atividade.

Com informações da Unimed do Brasil