Notícias

Confira dicas para ajudar a pessoa a perder peso de forma saudável

Publicada em 02/07/2015 às 07h

Atividades do Grupo Equilíbrio do Peso são realizadas no Espaço Viver Melhor Atividades do Grupo Equilíbrio do Peso são realizadas no Espaço Viver Melhor

A Unimed João Pessoa dispõe de um programa gratuito voltado para os clientes que querem perder peso: o Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso (GES-EP). A finalidade programa é orientar os participantes para adotarem hábitos e atitudes mais saudáveis, neste caso com um objetivo claro: perder peso e mantê-lo.

As informações são introduzidas através de uma equipe interdisciplinar, formada por médico, nutricionista, educador físico, psicóloga e assistente social, no Espaço de Saúde e Bem-Estar Viver Melhor, que funciona no Bairro dos Estados. Além de receber informações de profissionais, os participantes ainda têm a oportunidade de trocar conhecimento com outras pessoas.

Cada grupo é composto por cerca de 20 pessoas, que participam de quatro encontros e uma reunião de retorno para esclarecer possíveis dúvidas. No final, cada participante do grupo tem direito a duas consultas gratuitas com cada profissional do programa.

Após participar de todas as reuniões, o programa tem continuidade com oficinas que são promovidas para abordar alguma novidade na área ou reforçar as informações já transmitidas nos encontros.

As inscrições para participar do programa podem ser feitas ser feitas on line, na seção do Espaço Viver Melhor, no Portal Unimed JP (clique aqui), pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700 ou através do e-mail [email protected].

Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.

DICAS PARA EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Mas enquanto o cliente não participa do GES- EP, pode colocar em prática algumas condutas que vão fazer muita diferença. Confira abaixo:

1 - Tenha os melhores hábitos de vida possíveis

Beber muita água, alimentação de qualidade, exercícios físicos, respiração, sono e melhor gerenciamento/redução do estresse.

Cada hábito de vida ruim que você tem agride seu organismo, e um organismo agredido vai ficando inflamado. Todo organismo inflamado tende a reter líquidos e acumular gordura.

2- Respire direito

Se mais de 80% da sua gordura são convertidos em gás carbônico e deixam seu organismo por meio do ar expirado pelos seus pulmões (de acordo com estudos mais recentes), você precisa de boa entrada de oxigênio e boa respiração para ter um emagrecimento efetivo.

3 - Beba água do jeito certo

Se 20% da gordura metabolizada deixa seu corpo via água (principalmente via urina e transpiração), é fundamental que seu corpo tenha como eliminá-los bem.

4- Exercite-se regularmente

Mínimo: nunca passe mais de 48h sem se exercitar

Tenha exercícios de força pelo menos uma vez por semana.

Diariamente, mantenha-se ativo: não fique mais que 1h sentado, direto (e tente permanecer sentado o mínimo possível).

5- Reduza carboidratos na sua vida

Todo o carboidrato que "sobrar" em você tende a se transformar em triglicerídeos e assim ser armazenado no seu tecido gorduroso.

Onde estão os carboidratos ruins?

6- Alimente-se de comida de verdade

Quanto mais substâncias químicas estranhas ao corpo seu alimento contiver, maior probabilidade de essas substâncias intoxicarem/agredirem/inflamarem seu organismo, prejudicando seu equilíbrio hormonal, o que vai engordar e "inchar" você.

7- Cheque seus hormônios

Se você tem problemas com peso, apesar de ter bons hábitos de vida (o que é raro), tem ganho de gordura "inexplicado" ou está fora do peso já há algum tempo, tem grande possibilidade de ter distúrbios hormonais, prejudicando seu emagrecimento.

Hormônios são apenas "mensageiros", que comunicam para cada parte do corpo, cada célula, o que devem fabricar, como devem atuar; e por isso os distúrbios hormonais afetam seu corpo e sua mente: eles param de saber como funcionar direito e isso afeta diretamente seu metabolismo - e tudo o que prejudica seu metabolismo engorda você.

8- Estude e tenha bom acompanhamento

Se você emagrecer sem saúde, apenas por meio do uso de medicamentos, perde também massa magra, mais difícil de recuperar. Todo o peso gordo que foi embora deve voltar depois, ainda mais difícil de ser novamente perdido.

Pesquise, estude, seja curioso e planeje o que pensa ser melhor para você - só aí um bom profissional de saúde (médico inclusive) poderá ajudá-lo a decidir e acompanhar suas mudanças, tratamentos e resultados.

Com informações da revista Postal Saúde