Notícias

Confira os segredos para uma marmita saudável

Publicada em 28/12/2016 às 07h

Marmita é uma ótima opção para comer bem e economizar dinheiro Marmita é uma ótima opção para comer bem e economizar dinheiro

A marmita é uma ótima opção para comer bem e economizar dinheiro. Mas há cuidados para que realmente compense investir na quentinha - que nem precisa ser quentinha.

Afinal, não adianta levar a comida de casa se ela chegar sem condições que possibilitem uma alimentação saudável.

DICAS

Confira dicas para montar uma marmita:

O pote: Se a refeição vai ao micro-ondas, prefira o de vidro, que também é fácil de limpar. O de plástico tem a vantagem de não quebrar. Só que alguns liberam compostos nocivos quando aquecidos. Se optar por um deles, esquente a comida no prato.

A sobremesa: Que tal ir de fruta? As mais resistentes são maçã, pera, banana, goiaba, laranja e mexerica. Também dá para levar morango, uva, mamão, melão e manga picados em um potinho - basta deixar na geladeira ou na sacola térmica.

A salada: Se for saborear legumes crus, é neste pote que devem ficar - aqui, nada será requentado. É essencial que os vegetais estejam secos. Então, após lavá-los em casa, deixe escorrer bem. E forre o recipiente com papel-toalha.

O tempero da salada: É imprescindível que vá em um pote separado. Isso porque, se temperar as folhas em casa, elas chegarão murchinhas no escritório.

O prato principal: Não deve sofrer alterações de textura e sabor ao ser aquecido. Nesse sentido, grelhados e assados são ótimas opções de fontes proteicas. Purês, legumes cozidos, macarrão (sem muito molho) e arroz com feijão também fazem bonito. Esqueça as frituras, porque perdem a crocância assim que esquentadas. Os peixes, por mais saudáveis que sejam, são delicados e ficam borrachudos após a passagem pelo micro. Também faz sentido evitar ovo. Ele estraga fácil e pode contaminar o resto da comida.

Os legumes cozidos: Para evitar que soltem muita água, uma boa é prepará-los no vapor. Mas a verdade é que, se estiverem cozidos, o melhor mesmo é acomodá-los junto com o prato quente. Assim, ao aquecer tudo, a umidade não será um problema.

Como armazenar: O correto é que a marmita não fique em temperatura ambiente por mais de três horas. Agora, se não tiver geladeira na firma, uma bolsa térmica recheada com saquinhos de gelo resolve a questão. Aliás, a bolsa é bem-vinda se o trajeto de casa para o trabalho for longo.

Com informações da Revista Saúde