Notícias

Congresso em João Pessoa vai abordar temas polêmicos na área médica

Publicada em 23/04/2007 às 16h08

O 6º Congresso Paraibano de Medicina Intensiva (Connemi), que será realizado de 30 de maio a 2 de junho, promete ser um dos mais polêmicos da área médica, este ano, na Paraíba. A expectativa é da Sociedade Paraibana de Medicina Intensiva (Sopami) e da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib), organizadoras do evento.

 

A programação prevê a abordagem de temas que vão mexer com a ética profissional, a espiritualidade e, principalmente, com tabus e preconceitos populares. A presidente do congresso, Yuzeth Nóbrega de Assis Brilhante, médica intensivista e coordenadora da UTI Geral do Hospital Unimed JP, disse que um dos temas abordados será a funcionalidade e avanços das Unidades de Terapia Intensiva nos hospitais brasileiros.

 

"As UTIs devem ser vistas como um espaço hospitalar para as pessoas que podem ser salvas. Estes leitos devem ser ocupados por pacientes com quadros graves que necessitam de suporte avançado para sobreviver", disse Yuzeth Nóbrega. Este é um dos pontos mais delicados da área. "A sociedade deverá ser educada para encarar desta forma", afirmou.

 

De acordo com Yuzeth, há mudanças de comportamento, resultado do avanço rápido das tecnologias, que permitem que as UTIs deixem de ser vistas como verdadeiros "corredores da morte". Os médicos que atuam neste segmento, segundo a médica, estão vivenciando um intenso processo de mudanças. Hoje, existe um entendimento de que a UTI tem que ser trabalhada como um ambiente humanizado, onde os pacientes continuam a receber atendimento especializado.(Com informações da Assessoria de Imprensa do Connemi)

 

PÚBLICO ALVO E INSCRIÇÕES

 

O Connemi tem como público-alvo intensivistas, clínicos, anestesiologistas, cardiologistas e pediatras, além de fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e estudantes de todas estas áreas.

 

As inscrições estão sendo feitas pelo site do Connemi. Na página, também são disponibilizadas mais informações sobre o Congresso. Se preferir, a pessoa pode ligar para o número (83) 3222-8103.