Notícias

Cooperado da Unimed JP orienta sobre como evitar distúrbios da voz

Publicada em 25/02/2007 às 13h20

Marcus Sodré, otorrinolaringologista Marcus Sodré, otorrinolaringologista

Uso de ventiladores e de ar-condicionado, ingestão de bebidas geladas e abuso vocal, principalmente, no período carnavalesco. A combinação destes fatores pode ser desastrosa. O otorrinolaringologista Marcus Sodré, médico cooperado da Unimed JP, informou que, por conta disso, nesta época do ano aumenta o número de consultas com pessoas sofrendo de disfonia (distúrbios da voz).

 

Marcus Sodré explicou que, como este tipo de problema tem várias origens, a sua evolução vai depender das providências tomadas nos primeiros dias após o surgimento dos sintomas. "Como medidas práticas, nossa orientação é ingerir bastante líquido, evitar gelados, tentar não se expor a variações abruptas de temperatura e, principalmente, preservar o repouso vocal, evitando, inclusive, falar cochichando, o que só piora o problema", orientou.

 

O médico alerta ainda que, quando a disfonia persistir por mais de 5 dias sem melhora, o paciente deve evitar a automedicação e procurar a orientação especializada, que será direcionada através da história clínica, exame vídeo-laringoscópico e medicação adequada a cada caso.

 

O tema está sendo abordado por Marcus Sodré na seção "Consultório Médico" da coluna Unimed Saúde deste domingo (25). A coluna é publicada na primeira página dos cadernos de Cidades dos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba.

 

O texto também fica disponível aqui no Portal Unimed JP na seção "Consultório Médico" e na versão on-line da coluna. Para contribuir com sugestões, basta enviar e-mail para [email protected].