Notícias

Cuidados com bebês prematuros no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Publicada em 21/11/2017 às 07h

Crianças que nascem antes das 37 semanas de gestação são consideradas prematuras: cuidados Crianças que nascem antes das 37 semanas de gestação são consideradas prematuras: cuidados

A gestação de um bebê é cheia de expectativas e planos. Em nenhum momento, os pais esperam que a criança nasça antes do tempo. Apesar do susto que pode vir junto com a prematuridade, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar experiente, capacitada e humanizada, e o uso de tecnologia de ponta fazem a diferença e vão ajudar a criança a ter uma vida saudável.

Tudo isso é oferecido pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, que conta com duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atender bebês que precisam de cuidados especiais. 

Aline Queiroga de Vasconcelos Maia sabe muito bem como é viver esses momentos de aflição. É que Pedro, hoje com sete meses de vida, nasceu com apenas 34 semanas. Pesando pouco mais de dois quilos e meio e com 47 centímetros, o pequeno precisou ficar alguns dias na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do hospital.

MOMENTO DIFÍCIL

A mãe disse que apesar de saber que o bebê poderia nascer prematuro, ver aquela expectativa concretizada foi muito difícil. “Quando fiz 20 semanas, comecei a sentir contrações e, por isso, já sabia que ele poderia vir ao mundo antes do tempo. Ele nasceu no último dia da 34ª semana e precisou de cuidados especiais. Não poder ficar com meu filho depois que ele nasceu, receber a alta hospitalar e deixá-lo no hospital foram as piores experiências pelas quais passei”, disse Aline Queiroga.

Naquele momento, lembrar que ela própria tinha nascido prematura e sem sequelas era um conforto. Mas, além disso, sentir segurança na equipe e na estrutura do Hospital Alberto Urquiza tranquilizaram Aline. “O que fez diferença para mim, foi saber que meu filho contava com toda a estrutura de um bom hospital e com o tratamento humanizado de toda equipe”, relatou. Hoje, Pedro é um menino saudável e risonho. 

ESTRUTURA PARA ATENDIMENTO

Os bebês que nascem prematuros e precisam de cuidados especiais têm a estrutura necessária para o tratamento no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que é referência em alta complexidade e o único do Estado certificado com o selo de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Dependendo da prematuridade e do grau de cuidado que necessita, o recém-nascido pode ficar na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) ou na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin).

A neonatologista Halbiege Di Pace, coordenadora médica da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), afirmou que o recém-nascido prematuro é visto como centro da atenção por toda equipe multidisciplinar do hospital. “O neonatologista traça um plano terapêutico, mas sempre em parceria com toda a equipe, de forma harmonizada”, enfatizou. Fazem parte desse processo, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes social, farmacêutico e clínico.

Na Utin e na Ucin, duas técnicas de humanização têm contribuído para diminuir o período de internação hospitalar dos recém-nascidos: a técnica da Redinha e a Musicoterapia. Os cuidados não são apenas com os bebês, as mães recebem toda a atenção enquanto aguardam a alta das crianças. O hospital oferece o Espaço Maternar, um lugar onde elas podem trocar experiências e receber orientação da equipe multiprofissional.

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

O Dia Mundial da Prematuridade, comemorado sexta-feira passada (17), foi criado para chamar a atenção para a causa da prematuridade visando mudar essa realidade. O problema atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. 

A gestação na adolescência, a falta de cuidados pré-natal, o tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores da prematuridade no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). No país um em cada dez bebês nascem prematuros e o Novembro Roxo foi instituído para que se possa debater sobre a prematuridade, que requer cuidados redobrados para preservar a vida e assegurar o desenvolvimento saudável do bebê.