Notícias

Dermatologista dá dicas de como ficar livre da insolação neste verão

Publicada em 23/01/2015 às 07h

Dermatologista recomenda hidratar-se constantemente ao longo do dia Dermatologista recomenda hidratar-se constantemente ao longo do dia

Os casos de insolação aumentam consideravelmente no verão entre os freqüentadores das praias, piscinas ou àqueles que trabalham ao ar livre.

A exposição prolongada ao sol intenso ou calor é a principal causa desse mal-estar, que acontece quando a temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar. A temperatura corporal de uma pessoa com insolação pode subir até 41 graus, ou mais, em poucos minutos, de acordo com especialistas.

A insolação pode ter consequências graves para a saúde e levar à morte se não for tratada rápida e adequadamente. Ela provoca falta de ar, dor de cabeça, náusea, tontura, desidratação, febre e até mesmo inconsciência, em casos mais graves.

De acordo com a dermatologista Adriana da Costa Braz para prevenir-se da insolação, as pessoas devem redobrar os cuidados em dias muitos quentes, não só no verão, mas durante todo o ano. "Evitar exposição solar entre as 10 e 15 horas, usar vestimentas adequadas e hidratar-se constantemente com água ao longo do dia são precauções que devem ser tomada para evitar esse incômodo", orientou a médica cooperada.

Ela disse que nos últimos anos tem observado uma consciência maior das pessoas em se proteger dos raios solares. "Percebo que há um cuidado maior no uso do fotoprotetor e de vestimentas adequadas quando estão expostas por um período prolongado ao sol, mas o abuso em relação ao horário ainda continua", ressaltou.

A dermatologista lembrou que além do perigo da insolação, o sol também traz outros efeitos perigosos em longo prazo: o envelhecimento da pele é um deles. Por isso, ela recomenda muita atenção e medidas simples para cuidar do corpo e da pele. Confira abaixo algumas dicas da médica e saiba como se prevenir para não ficar doente.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA INSOLAÇÃO

Falta de ar;

Dor de cabeça;

Tontura;

Sintomas de febre;

Pele quente, avermelhada e seca;

Estados de inconsciência (casos mais graves).

COMO EVITAR

Passar fotoprotetor meia hora antes de sair e reaplicá-lo a cada duas horas;

Evitar exposição solar entre as 10 e 15 horas;

Usar vestimenta adequada;

Hidratar-se constantemente com água ao longo do dia.

COMO TRATAR

Aos primeiros sinais de insolação, recomenda-se ficar em um lugar arejado e com sombra, além de hidratar-se. Em casos mais graves, é preciso procurar um médico.