Notícias

Dia C será neste sábado; confira como vai ser a participação da Unimed JP

Publicada em 28/06/2018 às 07h

Unimed João Pessoa participa todos os anos da comemoração do Dia do Cooperativismo Unimed João Pessoa participa todos os anos da comemoração do Dia do Cooperativismo

A Unimed João Pessoa, a maior cooperativa de trabalhos médicos do Estado, vai marcar presença no Dia de Cooperar (Dia C), que será realizado neste sábado (30), das 8h às 13h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. A Cooperativa vai oferecer serviço de saúde e realizar um aulão de zumba.

A finalidade do dia C é estimular a realização de projetos transformadores em todo o país. A estimativa é que neste dia sejam beneficiadas cerca de 2 mil pessoas, com serviços gratuitos de saúde, cidadania, beleza, recreação e apresentações culturais para a comunidade.

O evento é realizado sempre no primeiro sábado de julho para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. No ano passado, 1.278 cooperativas desenvolveram ações com a participação de 86 mil voluntários. A iniciativa é do Sistema OCB/Sescoop-PB.

DOAÇÃO DE SANGUE

E você também pode contribuir com o Dia C. É que no estande do Sescoop-PB, as pessoas poderão doar sangue na Caravana da Solidariedade, iniciativa do Hemocentro da Paraíba. Este ato pode ajudar a salvar até quatro vidas. Mais informações sobre a doação de sangue podem ser obtidas, previamente, pelo telefone 3222-3660.

ORIENTAÇÕES PARA O DOADOR

Quem pode

•    Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, pesando mais de 50 kg e que estejam bem de saúde podem ser doadores de sangue.

•    O candidato deve portar um documento de identidade oficial com foto;           

•    Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais;

•    O doador não precisa estar em jejum. Apenas deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta e bebidas alcoólicas 12 horas antes;

•    O candidato também será examinado por um profissional de saúde para avaliação de pessoas com alto risco de transmissão de doenças pelo sangue.

Quem não pode

•    Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;

•    Mulheres grávidas ou amamentando;

•    Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;

•    Usuários de drogas;

•    Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

SERVIÇO

Celebração do Dia de Cooperar

Data: 30 de junho

Horário: 8h às 13h

Local: Escola Estadual Alice Carneiro – Av. Sapé, s/n - Manaíra