Notícias

Diabetes pode levar a problemas psicológicos; entenda a relação

Publicada em 20/10/2014 às 07h

Atividades do grupo de educação em diabetes são realiadas no Viver Melhor Atividades do grupo de educação em diabetes são realiadas no Viver Melhor

As mudanças no dia a dia para controlar os níveis de açúcar no sangue nem sempre são fáceis de adotar. Muitos pacientes se sentem sobrecarregados por terem que se preocupar continuamente com o que comem, com a atividade física e com a monitorização da glicemia.

Isso ajuda a explicar a constatação de um novo estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Ele mostra que depressão, ansiedade e distúrbios alimentares surgem com maior constância entre diabéticos. Felizmente, com o apoio dos especialistas, dá pra se adaptar aos novos hábitos sem sofrer - e se beneficiar com eles.

Em certos casos, um mal que abala o cérebro abre as portas para o diabetes. A depressão é um fator de risco independente para o desenvolvimento do tipo 2 da doença. Já as compulsões alimentares podem levar à obesidade. Aí, é o excesso de gordura no corpo que atrapalha o trabalho da insulina e acaba contribuindo para a maior concentração de açúcar nos vasos sanguíneos.

VILÕES

Veja quais são os três vilões do bem-estar:

- Transtornos alimentares:

Mulheres com diabetes têm um risco duas vezes maior de apresentar essas desordens. Ocorre que a má alimentação gera perigosas oscilações nas taxas de glicose.

- Ansiedade:

Além de mais frequente em gente com o sangue doce, ela atrapalha o tratamento. Isso porque seus sintomas não raro se confundem com os da hipoglicemia.

- Depressão:

Acomete cerca de 15% dos diabéticos - duas vezes mais do que a população em geral. A melancolia tira o ânimo das pessoas para ajustar o estilo de vida e se medicar direito.

GRUPO DE EDUCAÇÃO EM DIABETES

Os clientes da Unimed João Pessoa tem um importante aliado para ajudar no controle do diabetes: o Grupo de Educação em Saúde em Diabetes. Os clientes que participam do grupo contam com um apoio de uma psicóloga, que ajudam a lidar com as diferentes emoções que passam durante o tratamento do diabetes. O programa conta também conta com orientações de uma nutricionista e enfermeira.

As orientações são transmitidas durante as quatro reuniões de grupo. Após um mês, os participantes se reúnem novamente para esclarecer possíveis dúvidas sobre o que foi transmitido durante os encontros. As reuniões são realiadas no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados.

Qualquer cliente da Unimed João Pessoa pode se inscrever para participar do Grupo de educação em Saúde em Diabetes. As inscrições podem ser feitas online (clique aqui), pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700, e-mail para [email protected]. Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.

Com informações do site M de Mulher