Notícias

Distúrbios de memória mais comuns podem ser prevenidos; confira

Publicada em 25/03/2015 às 07h

Problemas de memória normalmente estão relacionados ao envelhecimento do corpo Problemas de memória normalmente estão relacionados ao envelhecimento do corpo

Os problemas de memória normalmente estão relacionados com o envelhecimento normal do organismo. Entretanto, há situações que interferem no funcionamento da memória, mas não são consideradas doenças, como cansaço, insônia, estresse, etc. Além disso, há doenças que podem afetar a memória porque alteram indiretamente ou diretamente o funcionamento do cérebro.

Entre as que afetam indiretamente o funcionamento do cérebro estão: a hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, doenças da tireoide, doenças respiratórias e doenças oncológicas. Elas interferem principalmente nos mecanismos de nutrição e eliminação de metabólitos do cérebro.

Já entre as doenças que afetam diretamente o funcionamento do cérebro ocasionando problemas de memória estão o mal de Alzheimer, a demência vascular, a demência frontotemporal, mal de Parkinson e esclerose múltipla, entre outras.

PREVENÇÃO

Confira dicas de como prevenir problemas de memória:

- Exercite o cérebro: especialistas acreditam que a educação pode ajudar a manter a memória forte por levar as pessoas para o hábito de ser mentalmente ativo. Ler e estudar são ótimas opções para manter o cérebro sempre funcionando.

- Faça exercícios físicos: a aptidão física e aptidão mental andam juntas. As pessoas que fazem exercício regularmente também tendem a ficar mentalmente afiadas em seus 70 ou 80 anos. Fazer algum esporte aumenta o número de neurônios no hipocampo, região responsável pelo processamento das memórias.

- Controle o diabetes: se você tem diabetes, procure controlá-lo. Se não tem o problema, cuide para não aparecer. Pesquisas constataram que a resistência à insulina diminui a energia para se manter ativo e isso pode deixar os neurônios fracos, o que resulta no esquecimento.

- Não fume: a utilização constante de tabaco afeta a forma como os dados são armazenados no cérebro, além de deixar o usuário mais propenso a desenvolver problemas circulatórios, o que também podem afetar o cérebro.

- Mantenha uma dieta saudável: uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, bem como gorduras saudáveis de peixes, nozes e grãos integrais é vital na manutenção da saúde. Além disso, frutas e vegetais são boas fontes de antioxidantes, nutrientes que podem proteger contra doenças e deterioração relacionadas à idade.

- Controle a pressão arterial: a pressão descontrolada altera o fluxo sanguíneo no cérebro, podendo afetá-lo. Sem a oxigenação correta, a possibilidade de esquecer as coisas aumenta.

- Tenha uma boa noite de sono: o sono é essencial para a consolidação da memória, bem como para a saúde em geral. Embora as pessoas variem muito em suas necessidades de sono individuais, pesquisas sugerem que seis a oito horas de sono por noite são ideais. Talvez ainda mais importante do que a quantidade de sono é a qualidade do sono.

- Cultive o apoio social: de acordo com o estudo MacArthur sobre o envelhecimento e outras pesquisas, manter laços estreitos com outras pessoas pode melhorar o desempenho mental dos idosos. O apoio social pode vir de amigos, parentes ou cuidadores, mas para ser verdadeiramente solidário, deve fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas.

- Considere tomar vitaminas: um estudo descobriu que as vitaminas C e E podem proteger contra algumas formas de demência e constatou que a taxa de demência foi menor entre os homens que tinham tomado as vitaminas C e E. Isso sugere que o uso no longo prazo é importante para ajudar a preservar a função mental na velhice. Avalie a possibilidade com o seu médico antes de tomá-las.

Com informações do site Portal do Coração