Notícias

Doação de sangue precisa ser intensificada para Carnaval

Publicada em 22/02/2017 às 14h

Doar sangue é um gesto de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas: exemplo de amor ao próximo Doar sangue é um gesto de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas: exemplo de amor ao próximo

Todo ano a história se repete: na época do Carnaval e de outras grandes festas populares, os hemocentros brasileiros registram uma baixa de 20% a 30% no estoque de sangue, de acordo com o Ministério da Saúde. O aumento dos casos de violência e os acidentes associados a estes períodos, que elevam a demanda, estão por trás da queda. Mas, tem outro fator que pode facilmente ser revertido com um pouco de solidariedade: a falta de doadores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população de um país doe sangue, mas, segundo o Ministério da Saúde, este índice não chega a 2% no Brasil. O número diminui ainda mais em períodos de grandes festas, como o Carnaval, porque as pessoas viajam para aproveitar as comemorações realizadas em todo o país, "esquecendo-se" de doar.

Por isso, antes de cair na folia, é importante que a pessoa passe no hemocentro ou em um posto itinerante mais próximo e faça uma doação. Não vai custar nada para o doador, mas ajudará a salvar muitas vidas. Um verdadeiro exemplo de amor ao próximo.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Veja o que é necessário para ser doador:

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.