Notícias

Dúvidas sobre alimentação do bebê? Esclareça na Oficina de Papinhas

Publicada em 23/10/2017 às 07h

Os pais devem estimular sabores, variando os alimentos, consistências e formas de preparo Os pais devem estimular sabores, variando os alimentos, consistências e formas de preparo

Já está mais do que consolidado na mente dos pais que o leite materno deve ser o único alimento do bebê até o 6º mês de vida. A partir daí, o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, os chamados complementares. Nessa fase, os especialistas recomendam diversificar a dieta da criança sem excluir, porém, o leite da mãe.

“Até o 6º mês de vida, o leite materno supre todas as necessidades nutricionais e fisiológicas do bebê. A partir desta idade, outros alimentos devem ser inseridos na dieta, para de suprir as necessidades metabólicas, auxiliando no crescimento e desenvolvimento da criança”, explica a nutricionista Paula Bacalhau, que integra o Grupo Mãe e Bebê, uma das iniciativas de promoção de Saúde da Unimed João Pessoa.

ESTÍMULO À MASTIGAÇÃO

Se por um lado, o período do aleitamento materno exclusivo não traz qualquer dúvida sobre a forma correta de nutrir os pequenos, a variação do cardápio da criança pode vir junto com uma série de dilemas. Como iniciar esse processo? Qualquer fruta ou legume podem ser oferecidos? E qual é a quantidade adequada desses novos alimentos?

Antes de tudo é preciso calma! Nada que uma boa conversa com um profissional não resolva. De acordo com Paula Bacalhau, a introdução dos alimentos deve ser iniciada já na consistência pastosa, aumentando gradativamente a fim de estimular a evolução da mastigação do bebê. "Nessa fase, os sucos não são prioridades na nova dieta e, sim, frutas e legumes amassados, para estimular a mastigação”, alerta.

INSISTIR, MAS COM AMOR

Uma das situações que geralmente preocupa a família é quando o bebê rejeita a nova dieta. A dica é insistir, mas, é claro, com muito amor. “Nada de forçar! Respeitar o paladar da criança, suas preferências, sem deixar de oferecer alimentos diferentes. Nesta fase da vida, as crianças tendem a observar e reproduzir alguns comportamentos dos familiares”, explica.

Outro dado importante é que os vegetais oferecidos devem ser bem higienizados com água corrente e hipoclorito de sódio. Os utensílios e as superfícies para a preparação dos alimentos também devem ser bem lavados. “Isso evita problemas como intoxicação alimentar nos bebês”, lembra a nutricionista. A criança também não deve ficar sozinha quando estiver comendo, para evitar riscos de engasgo.

OFICINA DE PAPINHAS

E para as clientes gestantes ou com bebês pequenos que desejam tirar todas as dúvidas sobre a forma de iniciar a alimentação complementar, a partir do 6º mês de vida, uma das atividades oferecidas pelo  Grupo Mãe e Bebê - programa da Unimed JP que orienta sobre gestação saudável e cuidado com recém-nascido, é a Oficina de Papinhas.

A próxima edição da oficina será realizada no dia 30, das 14 às 17h, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados. Quem estiver interessada em participar pode se inscrever até o dia 26.

Para manter a comodidade das clientes no espaço reservado para esta oficina, não é possível a participação de acompanhante. Mães que não têm com quem deixar os bebês podem levar um acompanhante, que ficará na recepção com a criança.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Veja abaixo como obter mais informações sobre a Oficina de Papinhas e como se inscrever gratuitamente. Através desses canais, também é possível se informar sobre a programação completa de todos os eventos de promoção de saúde programados pela Unimed João Pessoa.

Internet: Clique aqui

Telefone: 3506-8600 e 3506-8700

Presencialmente: Espaço Viver Melhor (Avenida Piauí, nº 445, Bairro dos Estados).

COMO VARIAR O CARDÁPIO

Alimentos que podem ser oferecidos através de uma consistência pastosa

 

  • Frutas cruas (amassadas ou raspadas),
  • Legumes cozidos (amassados),
  • Leguminosas, (amassados)
  • Cereais, (amassados)
  • Raízes e tubérculos, (amassados)
  • Proteínas-carne, peixe, frango e vísceras-(desfiados)

Fonte: Unimed JP/Ministério da Saúde