Notícias

Encantos e dúvidas sobre gestação são temas de programa Papo Saúde

Publicada em 10/05/2018 às 15h

Papo Saúde contou com a participação de quatro mulheres para falar sobre gestação e maternidade Papo Saúde contou com a participação de quatro mulheres para falar sobre gestação e maternidade

“Estar grávida é um momento muito especial. Então, é importante curtir tudo. Sinta-se linda e lembre-se que cada gestação, cada parto, cada filho, são únicos”. Este é um dos conselhos que a cooperada da Unimed João Pessoa, a ginecologista e obstetra Gilka Paiva Costa, transmitiu durante o Papo Saúde, programa produzido pela Cooperativa e levado ao ar na página do Facebook, sobre cuidados com as mães e os bebês.

O programa especial em homenagem ao Dia das Mães teve muito mais. Amamentação, tipos de parto, hormônios, mitos e alimentação foram assuntos discutidos de forma muito descontraída. Além da médica, fizeram parte do Papo Saúde, a nutricionista do Viver Melhor, Paula Bacalhau, que falou sobre a importância de uma alimentação saudável durante a gestação; e a apresentadora Fernanda Albuquerque, que compartilhou a experiência com a gravidez e, também, sobre sua participação no Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê, promovido pela Cooperativa (veja abaixo mais informaçõe).

Durante a entrevista, a ginecologista Gilka Paiva lembrou que a gestação é um período de muitas mudanças em pouco tempo, uma verdadeira revolução hormonal. “O corpo da mulher está preparado para o parto normal. No entanto, há indicações para algumas intervenções neste parto ou mesmo a indicação de uma cesariana. Mas, todos os tipos de parto podem e devem ser humanizados”, disse.

ALIMENTAÇÃO E ENJOOS

Já a nutricionista Paula Bacalhau foi taxativa: os efeitos das alterações hormonais ao longo de toda a gestação – especialmente no início – podem ser minimizados com a alimentação. Alimentos secos e cítricos podem ajudar muito a combater os enjoos, por exemplo. “A qualidade da alimentação da gestante é muito importante para a nutrição do bebê. Costumamos controlar a ingestão de carboidratos e de sal e incentivar o consumo de fibras”, afirmou.

A profissional recomendou ainda a ingestão de água, para evitar, por exemplo, infecção urinária.“A quantidade de água necessária vai depender muito de cada um, pois é baseada no peso de cada pessoa. Além disso, é importante que ao consumir frutas e verduras, elas estejam limpas e sanitizadas”, destacou.

MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM

A apresentadora Fernanda Albuquerque é mãe de primeira viagem e, por isso, procura ler muito a respeito da gestação. Mas, o que ela considera uma mudança grande na sua vida foi ter participado do Grupo Mãe e Bebê, oferecido pela Unimed JP. "Na internet são encontradas muitas informações, mas na maioria das vezes não tem qualidade. Por isso, recomendo a todas as clientes grávidas da Unimed JP que façam o curso", ressaltou.

 

VEJA COMO ASSISTIR

Quer ficar por dentro de todos esses assuntos? O programa Papo Saúde está disponível na página da Unimed João Pessoa no Facebook. Para assistir, você pode clicar aqui. Perdeu os anteriores? Basta ir até a seção de vídeos para conferir.

O programa é produzido mensalmente pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Unimed JP. O objetivo é levar mais saúde e qualidade de vida às pessoas, incentivando a mudança de hábitos.

GRUPO MÃE E BEBÊ

Com o intuito de tornar mãe e pai ainda mais confiantes durante a gestação e nascimento da criança, a Unimed João Pessoa oferece o Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê, programa que orienta grávidas para uma gestação saudável e tranquila. Quer saber mais sobre o grupo? Veja aqui.