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Encha seu prato de cores e sabores para ter uma alimentação saudável

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Publicada em 14/06/2018 às 07h00
Cores dos alimentos estão relacionadas ao consumo de nutrientes: faça um prato coloridoCores dos alimentos estão relacionadas ao consumo de nutrientes: faça um prato colorido

Saber se você está tendo uma alimentação completa e saudável pode ser mais simples do que se imagina. Preste atenção no seu prato de comida. Está pálido e sem graça ou tem mais cores do que um arco-íris? Se você escolheu a segunda opção, está no caminho certo da comida saudável.

Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior dividem frutas, verduras, legumes e cereais por cores e mostram que, em cada refeição, o ideal é ingerir uma porção de cada um dos diferentes grupos para fazer bem ao corpo.

Por trás da cor dos alimentos, esconde-se informação sobre aquilo que contribui para a nossa saúde e bem-estar. "Prestar atenção nas cores é uma maneira bastante simples de controlar o consumo de nutrientes”, explica Paula Bacalhau, nutricionista do Viver Melhor, iniciativa da Unimed JP onde são desenvolvidos projetos de promoção da saúde para os clientes.

Segundo ela, podemos classificar as frutas e legumes em cinco grupos organizados pela cor: verde, amarelo e laranja, vermelho, roxo e branco. Cada alimento dentro destes grupos contém substâncias concretas com efeitos funcionais e benéficos para a saúde.

Mas, atenção! Apesar de as hortaliças e frutas serem essenciais, as proteínas de origem animal ou vegetal não devem ser esquecidas. Os chamados alimentos plásticos formam ossos e músculos e auxiliam a renovação celular (confira abaixo como montar um prato legal).

 


VARIEDADE DE NUTRIENTES
Conheça quais são os grupos de cores e seus benefícios para o organismo:

Marrom
Castanhas, nozes e cereais integrais: ricos em vitamina E, substância que prolonga a juventude. Esse grupo deve ser ingerido com cautela, pois tem altos valores calóricos: 10 gramas de castanhas têm 60 calorias. O ideal é consumir 1 colher de sopa por dia.
Azul
Repolho roxo, beterraba, figo e ameixa: são alimentos cheios de anticianina, um pigmento que protege o coração e melhora a circulação.
Branco
Banana, cogumelos, batata, cebola e alho: alimentos de cor clara previnem contra tumores intestinais.
Vermelho
Melancia, caqui, morango e tomate: carregados de um pigmento chamado licopeno, antioxidante natural que protege contra as substâncias químicas agressivas às células.
Laranja
Mamão, abacaxi, manga, cenoura e milho: são ricos em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, boa para olhos e tecidos, e que ainda atua fortalecendo o sistema imunológico.
Verde
Brócolis, espinafre e outras folhas: são ricos em vitaminas e outras substâncias, como ácido fólico, um nutriente capaz de afastar males como o infarto e câncer. Além de ter grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante, fazendo uma limpeza natural no organismo.