Notícias

Entenda a diferença entre emagrecer e perder peso

Publicada em 19/09/2014 às 14h06

Perder peso é sinônimo de diminuir a massa corporal, seja perdendo massa ou líquidos Perder peso é sinônimo de diminuir a massa corporal, seja perdendo massa ou líquidos

Possivelmente você já tenha ouvido algumas das expressões a seguir para caracterizar os quilos a menos na balança: "emagreci XX quilos" ou "perdi XX quilos". Porém, você sabia que essas expressões não representam um mesmo resultado e cada uma possui especificidades que as diferenciam?

Perder peso é sinônimo de diminuir a massa corporal, seja perdendo massa muscular ou líquidos, o que influencia nos números da balança. Já o termo emagrecer tem relação com a redução de qualquer quantidade de gordura corporal, não necessariamente afetando o peso corporal.

Exemplo: uma pessoa ingeriu diuréticos e, então, percebeu redução nos números da balança. Isso não significa que ela emagreceu, pois o que ocorreu foi a eliminação de água corporal por meio da urina, e não a perda de gordura.

DICA: normalmente, o que se busca é o emagrecimento. Para emagrecer de forma saudável, uma das formas mais eficazes é aliar atividade física com alimentação balanceada.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS

1- É possível duas pessoas possuírem o mesmo peso na balança, mas um aparentar ter mais gordura do que a outra

2- Ao exercitar os músculos pode ocorrer de a pessoa perder medidas, mas não ver diferença na balança.

GRUPO EQUILÍBRIO DO PESO

A Unimed João Pessoa desenvolve um trabalho de promoção da saúde com clientes que estão acima do peso: o Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso

A finalidade do Grupo de Educação em Saúde é orientar os participantes, através de reuniões em grupo, a adotar hábitos e atitudes mais saudáveis, neste caso com um objetivo claro: perder peso e mantê-lo. Para tanto, o grupo conta com uma equipe interdisciplinar, formada por médico, nutricionista, educador físico, psicóloga e assistente social

Além de receber informações de profissionais, os participantes ainda têm a oportunidade de trocar conhecimento com outras pessoas.

Após participar de todas as reuniões, o programa tem continuidade com oficinas que são promovidas para abordar alguma novidade na área ou reforçar as informações já transmitidas nos encontros.

Quer saber mais sobre essa iniciativa de Promoção da Saúde, clique aqui.

Com informações da Unimed do Brasil