Notícias

Entenda o que é alimento funcional e quais os benefícios para a saúde

Publicada em 20/10/2017 às 07h

O peixe está entre as opções de alimentos funcionais: substâncias benéficas, como ômega 3 O peixe está entre as opções de alimentos funcionais: substâncias benéficas, como ômega 3

Saúde e qualidade de vida são desejos que todas as pessoas querem alcançar. Ter uma vida saudável depende de uma série de hábitos que devem ser colocados em prática diariamente. Fazer exercício físico, dormir bem, tomar bastante líquido e ter uma boa alimentação podem ser a receita de sucesso para viver mais e melhor. E, os alimentos funcionais ajudam ainda mais para que esses objetivos sejam alcançados.

Os alimentos funcionais (e isso inclui também ingredientes e bebidas) oferecem benefícios à saúde que vão além de suas funções nutricionais básicas. São aqueles que além de nutrir, carregam em sua composição um efeito positivo em potencial. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes. Esse tipo de alimento possui ação antioxidante e antiinflamatória.

A nutricionista Érica Nóbrega, especialista em alimentos funcionais, explicou que eles têm na sua composição compostos bioativos, além dos nutrientes. “Eles têm algo mais. Exemplos disso, são substâncias, como o licopeno, encontrado no tomate – estudos ligam essa susbstância à prevenção do câncer de próstata; e os ômegas, compostos oxidantes que melhoram as doenças cardiovasculares”, disse. A aveia é outro alimento considerado funcional, pois contém fibra solúvel, o que ajuda a reduzir o colesterol.

Ingerir alimentos funcionais é importante para que o corpo trabalhe em harmonia, principalmente o sistema digestório. Por isso, não há horário ideal para consumi-los, segundo a nutricionista Érica Nóbrega. “De modo geral, os alimentos funcionais melhoram o sistema digestório, grande foco da nutrição funcional”, afirmou.

DIETA HABITUAL

A nutricionista Jéssica Lisboa esclareceu que os benefícios dos alimentos funcionais acontecem quando eles passam a ser consumidos como parte da dieta habitual. Mas, atenção: esses alimentos não podem ser vistos como única alternativa ao tratamento, prevenção ou cura de doenças.

“A alimentação auxilia, sim, na prevenção e na redução do risco de doenças. No entanto, são muitos os fatores ambientais e genéticos que podem influenciar e predispor o adoecimento”, disse a nutricionista, que integra a equipe multiprofissional do Espaço Viver Melhor, local onde são realizadas ações de promoção de saúde da Unimed João Pessoa.

 

Esses alimentos potencializam a saúde do indivíduo. “Reduzem as chances de se ter taxas alteradas ou retardam o desenvolvimento de algumas doenças, tonando-se, portanto, essenciais no nosso dia a dia”, afirmou Jéssica Lisboa.

DICAS IMPORTANTES

  • Consuma regularmente alimentos funcionais
  • Prefira alimentos in natura e minimamente processados
  • Substitua parte do consumo de carne bovina, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados ou peixes ricos em ômega 3.
  • Procure saber se o alimento funcional industrializado que pretende adquirir tem sua eficácia avaliada em pesquisas sérias