Notícias

Equipe da Unimed ensina como introduzir alimentos na dieta do bebê

Publicada em 23/10/2014 às 16h07

Após 6 meses, é necessário introduzir frutas e legumes na alimentação dos bebês Após 6 meses, é necessário introduzir frutas e legumes na alimentação dos bebês

Até os seis meses de idade, a alimentação exclusiva do bebê deve ser o leite materno, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

A nutricionista do Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil da Unimed JP, Paula Bacalhau, enfatiza que não existe nenhum leite industrial (fórmula), que contenha todos nutrientes presentes no leite humano "Por isso, a criança que amamenta tem mais anticorpos, que ajudam a evitar infecções respiratórias, diminui risco de diabetes obesidade, entre outros problemas", explicou.

No entanto, após os seis meses de vida, de acordo com a nutricionista, o leite materno não contém mais, sozinho, todos os nutrientes que o bebê precisa e por isso outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta.

"Mesmo que seu filho só tome fórmula (leite artificial), e não leite materno, os especialistas recomendam esperar até os 6 meses para dar outros alimentos. Um dos motivos é que o sistema digestivo ainda não está preparado para digerir outras comidas, e outro é que o organismo da criança estará mais forte para combater eventuais infecções ou alergias decorrentes da alimentação variada", enfatizou a nutricionista.

Ela explica que os primeiros alimentos que devem ser introduzidos são as frutas, em formas de papinha, e em seguida, os legumes. "Nas três primeiras semanas, a mãe oferece duas papinhas de fruta por dia, sem deixar de dar o leite materno. A partir da quarta semana, a mãe pode introduzir os legumes, machucado no garfo e misturado com alguma carne magra, que pode ser um peixe ou frango triturado no multiprocessador", explicou.

GRUPO MATERNO-INFANTIL

As informações sobre como introduzir os alimentos nos primeiros dias de vida do recém nascido são transmitidas pela nutricionista da Unimed João Pessoa para as mães que participam do Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil da Unimed JP. A iniciativa é voltada para clientes grávidas da Unimed João Pessoa e não tem custo algum para elas.

Nas reuniões, as mães aprendem na prática receita sobre papinhas e sopas para os primeiros meses de vida do bebê; são informadas sobre a importância da amamentação; como dar banho no bebê; como aliviar as cólicas, entre outros.

As mães que participam do grupo recebem orientações de uma equipe interdisciplinar que contribuirão para uma gravidez saudável e para que ela tenha mais segurança nos cuidados com o bebê.

Os homens também participam de oficinas específicas, aprendendo como podem dividir as responsabilidades com as futuras mamães. A equipe interdisciplinar do grupo é formada por nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e enfermeira.

Para se inscrever, os clientes devem ligar para telefones 3506-8600 e 3506-8700, enviar e-mail para [email protected], ou pela internet no canal do Viver Melhor (clique aqui). As atividades são realizadas no Viver Melhor-Espaço de Saúde e Bem-Estar, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Quem preferir pode se inscrever pessoalmente no Espaço.