Notícias

Espaço para cuidar bem da qualidade de vida e da saúde dos clientes

Publicada em 28/08/2015 às 16h30

A estrutura do Espaço Viver Melhor inclui piscina para atividades como hidroginástica A estrutura do Espaço Viver Melhor inclui piscina para atividades como hidroginástica

Em menos de um ano, Luciana Almeida mudou sua história de vida: emagreceu 19 quilos com reeducação alimentar somada à atividade física. "Eu tinha 91 quilos, hoje estou com 72 quilos", comemorou a assistente administrativa, de 33 anos. Ela atribuiu esse resultado, alcançado em tão pouco tempo, a persistência, força de vontade e, principalmente, as orientações recebidas durante reuniões do grupo de educação e saúde para controle do peso, no Espaço Viver Melhor, unidade da Unimed João Pessoa, que completa neste sábado, 29 de agosto, dois anos de funcionamento.

No Viver Melhor são desenvolvidas ações voltadas para promoção da saúde, qualidade e bem-estar dos clientes, dentro da filosofia de atenção integral à saúde em que prevenir e controlar doenças de forma personalizada é melhor do que tratar as consequências.

Nesses dois anos de existência, o trabalho pioneiro realizado nessa unidade tem se consolidado com o número crescente de clientes que participam dos grupos de educação, voltados para gestantes, diabéticos e pessoas acima do peso.

Assim como Luciana Almeida, que perdeu peso e adquiriu hábitos mais saudáveis, a professora universitária Luziane Marques, 34 anos, também pôde comprovar o empenho e o cuidado que a Unimed JP oferece aos clientes no Espaço Viver Melhor. "Participar do grupo materno-infantil foi fundamental para me sentir segura e saber o que fazer durante a gestação e depois do nascimento do bebê. Com as orientações que recebi das profissionais do grupo, fiquei tranquila e segura durante a gravidez e após o parto. É um trabalho fantástico! A Unimed JP está de parabéns pela iniciativa", disse a professora.

O micro-empresário na área de tecnologia, José Rogério Dias da Costa, 54 anos, também melhorou a qualidade de vida depois que participou do grupo criado para clientes diabéticos. "Controlei o diabetes, me cuido, tenho uma vida saudável", comentou.

Apesar de terem participado de grupos diferentes, Luciana, Luziane e José foram unânimes em elogiar o trabalho realizado pela equipe interdiscipilinar do Setor de Promoção da Saúde, formada por enfermeira, assistente social, nutricionista, educador físico e psicólogo, que atua nos grupos GES Materno-Infantil, Diabetes e Equilíbrio do Peso.

"Os profissionais foram peças-chave para chegar aonde eu cheguei. O profissionalismo e a segurança nas orientações dadas durante as reuniões; os cuidados e o carinho com que tratam os participantes dos grupos são fundamentais para o sucesso desse trabalho", ressaltou Luciana Almeida.

CONFORTO E SEGURANÇA

Inaugurado em agosto de 2013, o Espaço Viver Melhor, na Avenida Piauí, no Bairro dos Estados, oferece uma instalação confortável e segura, onde os clientes assistem reuniões e palestras; participam de oficinas e praticam atividade física. 

A estrutura, com 622 metros quadrados, inclui piscina para hidroginástica, sala de ginástica, cozinha experimental, consultórios, miniauditórios e estacionamento. Os equipamentos são utilizados, sem nenhum custo adicional, pelos clientes inscritos nos programas do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa.

Clique aqui e saiba mais sobre o Espaço Viver Melhor.