Notícias

Especialista dá dicas para evitar lesões ao praticar atividade física

Publicada em 20/01/2015 às 07h

A corrida pode causar lesões nos joelhos ou nos quadris se feita de forma inadequada A corrida pode causar lesões nos joelhos ou nos quadris se feita de forma inadequada

Com o início do ano aumenta a procura por atividade física. As academias, praias e locais públicos ficam lotados com pessoas em busca de hábitos mais saudáveis ou que querem recuperar rapidamente a forma devido ao excesso de comida e bebida nas festas de fim de ano.

A educadora física, Juliana Bezerra Torres, da equipe do Espaço Viver Melhor - serviço da Unimed João Pessoa voltado para saúde e qualidade de vida dos clientes -, confirmou essa tendência de as pessoas começarem a se exercitar sempre no início do ano com a chegada do verão e das férias. Ela lembrou, no entanto, que mesmo com os grandes benefícios ao corpo, essa prática exige cuidados para evitar problemas musculares ou de articulação.

"Essas complicações, geralmente, são reflexos do exagero na malhação, da pressa em diminuir as medidas e da falta de acompanhamento com profissionais especializados durante a atividade física", ressaltou com Juliana Bezerra. Ela disse que para perder peso e manter a forma, a pessoa não precisa exagerar na dose: basta a reeducação alimentar e a prática regular de atividade física, mas de maneira segura.

AVALIAÇÃO

Para garantir que o exercício seja fonte de prazer e saúde, segundo a especialista, antes de iniciar qualquer atividade física, as pessoas devem começar fazendo uma visita ao médico, principalmente ao cardiologista, para que ele possa avaliar as condições físicas. Feito isso, é importante também procurar um profissional de educação física para que o planejamento do treino seja montado de acordo com as necessidades de cada um.

 “Consultar o médico para avaliar a condição física, antes de aderir à prática de atividades ou para àqueles que já exercitam, é imprescindível. Os resultados dos exames são fundamentais para que a atividade física seja organizada e adequada às necessidades de cada individuo”, afirmou a educadora. 

TRAUMAS

Tantos os novatos quantos os que já se exercitam devem ficar atentos para que a atividade física não se transforme, no futuro, em uma dor de cabeça. Por falta de acompanhamento correto ou de excesso na intensidade dos treinos, o aparecimento de traumas é bastante comum.

 “O exercício exacerbado por conta própria pode provocar sérios problemas como as lesões, que podem levar a restrições na atividade física. A corrida, por exemplo, pode causar lesões nos joelhos ou nos quadris. Já na academia, os praticantes devem ficar atentos aos problemas de coluna por conta dos pesos”, explicou Juliana Bezerra.

A educadora física recomendou ainda para que as pessoas escolham uma atividade que lhes dê prazer e respeitam os limites do corpo. Segundo ela, é possível evitar traumas através da orientação de um profissional, principalmente para àqueles que nunca fizeram nenhum exercício físico.

DICAS PARA UMA ATIVIDADE FÍSICA SAUDÁVEL

Exames - Faça uma avaliação médica, principalmente se tiver algum antecedente pessoal ou familiar de doença cardíaca, diabetes e problemas ósseos e articulares; 

Dores - Ouça seu corpo. É esperado que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada;

Alimentação - Se alimente cerca de 30 a 40 minutos antes e até uma hora após a atividade física;

Roupa Certa – Procure um tênis de boa qualidade para evitar impacto negativo nas articulações do pé, tornozelo e joelho, resultando em processos inflamatórios dos tendões e músculos. Use roupas leves que possibilitem a transpiração e resfriamento do corpo.

Hidratação - Pelo menos duas horas antes do exercício tome aproximadamente 250 a 600 ml de água. Durante a atividade, hidrata-se a cada 15 ou 20 minutos;

Alongamento – Alongar-se bem é uma medida essencial para se evitar quase todos os tipos de lesões nos músculos, devendo ser realizado antes da atividade para que a fibra muscular ganhe comprimento máximo. 

Companhia - Se você não gosta de ficar sozinho, mesmo durante sua atividade física, convide um amigo ou parente para lhe acompanhar.