Notícias

Espreguiçar-se ao acordar faz bem à saúde; saiba quais são os benefícios

Publicada em 27/06/2018 às 07h

O alongamento ao acordar é recomendado e não tem contra-indicação: mais energia para o dia O alongamento ao acordar é recomendado e não tem contra-indicação: mais energia para o dia

Tão natural quanto acordar, o hábito de se espreguiçar após uma boa noite de sono parece até uma resposta do nosso corpo querendo despertar e se preparar para os movimentos que precisará fazer durante o dia. É um verdadeiro, xô na preguiça! Por isso, esticar os braços, as pernas, as costas, o pescoço e até dar uma boa bocejada só traz benefícios à saúde. Além da imensa sensação de bem estar, esse movimento é bom por que ajuda a alongar os membros superiores e os músculos que estavam parados durante o sono.

É o que explica a fisoterapeuta Marineide Viegas, que faz parte da equipe de Viver Melhor, espaço da Unimed João Pessoa onde são desenvolvidas ações de promoção da saúde para os clientes. “Quando esticamos todos os nossos músculos, começa também um processo no organismo que gera uma série de benefícios, aumentando o ânimo e a disposição”, ressalta.

E mais: entre as vantagens, destacam-se a melhora da circulação do sangue, a lubrificação das articulações e garante energia para fazer as atividades ddiárias. Além disso, promove uma leveza do corpo, diminuindo as tensões musculares.

Mas, cuidado! O espreguiçamento deve ser executado de modo progressivo e lento, para evitar espasmos musculares ou câimbras. “O ideal é que, após se espreguiçar, façamos também alguns exercícios de alongamento. Assim, os músculos e as articulações ficarão prontos para enfrentar o dia”, complementa Marineide Viegas.

É importante ressaltar que o ato de se espreguiçar deve ser realizado em qualquer período, pois ajuda a aliviar as tensões do dia a dia, principalmente quando for preciso ficar muitas horas sentado. O alongamento não tem contra-indicação.