Notícias

Estilo de vida e hábitos saudáveis podem prevenir e controlar o diabetes

Publicada em 28/11/2016 às 16h30

Diabetes: população pôde fazer teste de glicemia durante ação da Unimed JP Diabetes: população pôde fazer teste de glicemia durante ação da Unimed JP

O diabetes está se tornando um problema de saúde crescente em todo o mundo. Atualmente, um em cada 11 adultos tem a doença, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes. Entretanto, a maior parte dos casos relacionados ao diabetes está ligada a fatores comportamentais. Portanto, passível de prevenção. E para alertar a população sobre o diabetes mellitus, a Unimed João Pessoa realizou no sábado passado (26) uma ação de promoção da saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

O objetivo foi informar sobre o diabetes, incentivar a mudança de estilo de vida e a adoção de hábitos saudáveis, como instrumentos de prevenção e controle da doença. A ação fez parte das atividades desenvolvidas pela Unimed JP em apoio à campanha do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. A Cooperativa também iluminou de azul seus prédios em adesão ao movimento. A cor é usada em todo o mundo em referência à campanha contra a doença.

Durante toda a manhã, quem passou pela Praia do Cabo Branco, na altura da Avenida Beirra Rio, pôde realizar teste gratuito de glicemia, que ajuda a identificar possíveis alterações dos níveis de açúcar no sangue, e verificação de pressão arterial. Além disso, as pessoas receberam material informativo sobre a prevenção de fatores que facilitam o aparecimento do diabetes.

Aqueles que fizeram o teste e tiveram alteração nos níveis de açúcar ou tinham algum fator de risco para desenvolver a doença foram orientados por um dos endocrinologistas que estavam no local. Esse foi o caso de Rejane Machado, funcionária pública, que possui um dos fatores de risco para desenvolver a doença: o histórico familiar. O pai dela é diabético. "Não estou me cuidando, sei que é uma falha. Essa ação promovida pela Unimed JP é muito importante para informar a população, e foi um alerta para mim", enfatizou.

 

FATORES DE RISCO

A endocrinologista Maria da Luz Cunha Pereira Gorenstin explicou a importância desse tipo de atividade para informar a população. "A ação foi mais um alerta para que as pessoas tomem conhecimento sobre os fatores de pré-disposição para a doença e a importância de se fazer exames regularmente, pois a descoberta precoce é fundamental para evitar consequências graves", disse. A médica faz parte da equipe do Espaço Viver Melhor, onde são desenvolvidos programas de promoção da saúde para os clientes diabéticos, acima do peso e grávidas.

O diabetes é uma doença crônica ocasionada pela falta de produção de insulina ou dificuldade para o corpo processar o açúcar no sangue. Para se ter uma ideia, há três tipos principais de diabetes: tipo 1, tipo 2 e a diabetes gestacional. A ação desenvolvida no último sábado foi voltada especificamente para informar as pessoas sobre o diabetes mellitus (tipo 2), o mais comum, que atinge de 85% a 90% da população.

E você pode ter a doença e não saber. Por isso, conhecer os fatores de risco, de acordo com a endocrinologista Maria da Luz Gorenstin, é fundamental para tomar medidas preventivas. São eles: obesidade, sedentarismo, histórico familiar de diabetes em parentes próximos, hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados e gravidez gestacional.

"O diabetes é uma doença silenciosa porque vai se instalando de uma forma lenta e insidiosa. Daí a importância de se saber os fatores de riscos, para que as pessoas fiquem alerta, se cuidem e procurem fazer o exame regularmente", salientou a endocrinologista.

Mas, como se prevenir contra o diabetes, que chega silenciosamente e pode trazer graves problemas para a saúde? A principal medida, segundo Maria da Luz, consiste em mudar o estilo de vida: alimentação saudável, atividade física regular e controle peso são as orientações. 

SINTOMAS

Os sintomas do diabetes descompensado aparecem quando os níveis de glicose no sangue estão mais elevados. Urinar muito, sentir muita sede e fome, além de perder peso são os clássicos. No entanto, indícios não tão específicos também podem aparecer quando a glicose está elevada, como visão turva, dormência nas extremidades e infecções genitais por fungos. Nesses casos, procurar um especialista é a recomendação.

TRABALHO PERMANENTE

Além das ações pontuais, a Unimed JP dedica uma atenção especial e permanente aos clientes portadores de diabetes. O Grupo de Educação em Saúde em Diabetes é pioneiro no programa de Promoção da Saúde da Cooperativa. Desde 2004, oferece orientações e dicas que promovem mais qualidade de vida para quem precisa conviver com a doença. No grupo, os clientes participam tanto de palestras educativas, como de oficinas práticas, com vários temas. Quer saber como participar do GES Diabetes?  clique aqui.