Notícias

Exercícios aeróbicos contribuem para aumento da expectativa de vida

Publicada em 20/03/2017 às 07h

Zumba é um dos exercícios aeróbicos oferecidos gratuitamente no Jampa Saúde Zumba é um dos exercícios aeróbicos oferecidos gratuitamente no Jampa Saúde

As atividades aeróbicas são conhecidas pelo movimento constante do corpo e por promover o gasto intenso de calorias. Além disso, praticar exercícios aeróbicos regularmente, como caminhar, dançar ou nadar pode trazer uma série de benefícios à saúde, entre eles o aumento da expectativa de vida.

Para quem quer cuidar da saúde, a Unimed JP oferece gratuitamente o Jampa Saúde, projeto que estimula a prática da atividade física, que conta com treinamento funcional e aulas de zumba, atividades aeróbicas. O treinamento funcional trabalha tanto a parte aeróbica como anaeróbica.

A prática da atividade física precisa ser contínua para trazer benefícios à saúde. A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda a prática semanal de pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos (1 hora e 15 minutos) de exercícios de alta intensidade. Conheça alguns dos principais exercícios físicos aeróbicos:

Caminhada: pode ser feita em qualquer lugar e não é preciso nenhuma experiência para praticá-la, somente disposição.

Gasto calórico: cerca de 100 calorias em 30 minutos.

Natação: esporte considerado adequado para todas as idades e de baixo impacto para o corpo, por ser feito dentro da água.

Gasto calórico: cerca de 250 calorias em 30 minutos.

King Boxing: os exercícios misturam artes marciais, como taekwondo e kung fu, com as técnicas do boxe.

Gasto calórico: cerca de 200 calorias em 30 minutos.

Hidroginástica: por ser praticada dentro da água, o desgaste muscular, a tensão e os impactos são reduzidos.

Gasto calórico: cerca de 250 calorias em 30 minutos.

Spinning: a aula é de ciclismo e costuma ser realizada em diversas academias de musculação. A prática é feita em uma bicicleta ergométrica própria para este tipo de atividade.

Gasto calórico: cerca de 600 calorias em 30 minutos.

Jump: a aula envolve movimentos coreográficos feitos em uma mini cama elástica.

Gasto calórico: cerca de 250 calorias em 30 minutos.

Dança: independentemente da modalidade, a dança é uma excelente aliada para colocar o corpo inteiro em movimento.

Gasto calórico: cerca de 200 calorias em 30 minutos.

Pular corda: esse passatempo costumeiramente associado à infância é muito eficiente em diversas fases da vida, trabalha diversos músculos do corpo, especialmente as pernas.

Gasto calórico: cerca de 350 calorias em 30 minutos.

Body Pump: a atividade é uma mistura de músicas animadas com o treinamento de peso, utilizando barras, alteres e anilhas.

Gasto calórico: cerca de 250 calorias em 30 minutos.

DICA: Ficou empolgado com todas essas opções? Se você está sedentário por um longo período ou tem uma condição de saúde que limita a prática de atividades aeróbicas, converse com seu médico sobre quais são as melhores opções de exercícios e se há necessidade de realizar exames prévios.

  

Com informações da Unimed do Brasil