Notícias

Gravidez mais feliz e mais saudável com o apoio da Unimed JP

Publicada em 26/09/2014 às 14h

Mães e acompanhantes recebem orientações de profisisonais sobre cuidados com o bebê Mães e acompanhantes recebem orientações de profisisonais sobre cuidados com o bebê

Será que vou conseguir amamentar? E o parto, ocorrerá tranquilo? O bebê, como será que ele vai ser? Vou ser uma boa mãe? Será que conseguirei amar suficiente o meu filho? Do medo do parto à incerteza de dar conta do recado no papel de mãe. São inúmeros os sentimentos que cada gestante tem nesse momento especial da vida. A dúvida, o medo e a incerteza também são sensações vivenciadas com frequência na vida das gestantes de primeira viagem e, ás vezes, até por quem já passou por uma gestação.

Além do apoio da família, uma acompanhamento profissional é importante. Para isso, a Unimed João Pessoa dispõe de um trabalho gratuito voltado para clientes gestantes. É o Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil, um das iniciativas de Promoção da Saúde da Cooperativa. O objetivo é informar as gestantes sobre como ter uma gestação saudável e como cuidar do bebê nos primeiros meses de vida.

O Grupo de Educação em Saúde é formado por psicóloga, nutricionista, enfermeira e educadora física. Em reuniões de grupo, é mostrada a melhor forma de dar banho no bebê, como resolver possíveis problemas na amamentação, como preparar papinhas, quais os exercícios físicos indicados, nutrição e sexualidade na gravidez, entre outros assuntos (veja a relação de temas abordados).

É importante lembrar que cada cliente que vem para o grupo já tem um obstetra que o acompanha e que faz o trabalho de assistência médica. Diferente deste, o trabalho no grupo é voltado para educação em saúde. Ou seja, mostrar as mulheres atitudes que vão contribuir para que tudo transcorra bem na gestação e nos primeiros meses do bebê.

Mais de trezentas clientes já participaram do grupo Materno-Infantil. Uma delas, a intérprete de libras, Talline Carvalho Batista, 26 anos, está no último trimestre da gestação. Na primeira gestação, Talline conta que aprendeu muito com os profissionais da promoção da saúde. "Antes de participar desse grupo, eu tinha muito medo sobre várias coisas. Hoje, eu estou ansiosa para a chegada do bebê, mas sabendo lidar com essa ansiedade e me sentido realmente preparada", afirmou.

Depois da chegada do bebê, as mãe são convidadas para participar do "Cheguei, mamãe", um encontro com as pessoas que participaram do grupo, para que elas possam esclarecer dúvida e compartilhar com as outras a experiência da maternidade.

Apesar de o alvo principal ser as mulheres, os homens também têm espaço garantido no grupo. Na oficina do "casal grávido", eles aprendem como ajudar as esposas durante a gravidez e, depois do bebê nascido, como poderão ser úteis em atividades do dia a dia. Dessa forma, participarão mais ativamente dessa importante fase da vida de toda a família.

As atividades do Grupo de Educação em Saúde são realizadas no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados. O local dispõe de toda a estrutura necessária para o trabalho do grupo. Confira as fotos do Viver Melhor, clique aqui.

FASES

O GES Materno-Infantil é dividido em três fases. Cada etapa inclui reuniões que são coordenados por uma equipe interdisciplinar Ao final de cada fase, é realizada uma oficina para o casal.

As três fases são independentes, portanto a mulher não precisa participar de todas. Mas, quanto maior a participação, melhores serão os resultados. Confira quais são as fases:

- Grupo Jasmim: Voltado para as mulheres que estiverem no primeiro período da gestação, que compreende entre 4 e 12 semanas, ou seja, até três meses. Elas participam se seis reuniões.

- Grupo Lírio: As mulheres que estiverem no período entre 16 e 24 semanas da gestação (dos três aos seis meses) podem participar do Grupo Lírio. As mulheres que se escrevem nesse grupo participam de 4 reuniões com a equipe.

- Grupo Rosa: Esta é a última fase do GES Materno-Infantil, voltada para as mulheres entre 28 e 40 semanas de gestação (dos sete meses até o nascimento do bebê). As mulheres que se inscrevem nesse período da gestação participam de 3 reuniões.

TEMAS ABORDADOS:

Confira os temas que são abordados no Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil:

- Alterações psicológicas;

- Amamentação;

- Cuidados com a mãe e o bebê;

- Desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido;

- Exercícios físicos durante a gravidez;

- Fisiologia do parto;

- Importância do pré-natal;

- Modificações físicas na gestação;

- Nutrição na gravidez;

- Sexualidade na gravidez;

- Shantala: método de massagem especialmente desenvolvido para o bebê

- Vínculo afetivo mãe-bebê;

- Vivência do pré e do pós-parto.

INSCRIÇÕES

A Unimed João Pessoa está inscrevendo clientes que estejam em, qualquer perído da gestação para participar do Grupo de Educação em Saúde de um dos Grupos de Educação em Saúde Materno-Infantil.

As inscrições podem ser feitas on line, na seção do Espaço Viver Melhor, no Portal Unimed JP (clique aqui). Todo o mês a Promoção da Saúde abre uma nova turma para o programa.

Os clientes também podem se inscrever pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700 ou através do e-mail [email protected]. Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.