Notícias

Grupo de educação da Unimed JP ajuda clientes a controlar o diabetes

Publicada em 06/06/2018 às 07h

Clientes participam de encontros e atividades extras no Grupo de Diabetes: acompanhamento Clientes participam de encontros e atividades extras no Grupo de Diabetes: acompanhamento

Há pouco mais de um ano, a aposentada Clélia Lucena descobriu o diabetes. Segundo contou, as taxas já estavam alteradas, mas, com o diagnóstico final, não sabia como lidar com o problema. Até que sua própria médica lhe indicou o Grupo de Educação em Saúde em Diabetes Mellitus (GES-DM), iniciativa do Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa para ajudar clientes a controlarem a doença.

A orientação médica fez a diferença para Clélia. Ela decidiu participar das reuniões do grupo e aprendeu a conviver com o diabetes sem perder a qualidade de vida. “Foi a melhor decisão que tomei. Passei a me alimentar bem, conheci os benefícios da atividade física e descobri que é possível viver com diabetes e, ao mesmo tempo, ter qualidade de vida”, disse a aposentada.

Com simples mudanças de hábitos, ela já conseguiu, até, diminuir a dose de remédio para controle do diabetes. “Eu só tenho a agradecer à Unimed JP, por tanta ajuda e acompanhamento que recebei dos profissionais. As orientações foram fundamentais para o controle dessa doença”, agradeceu.

Praticar atividade física, dormir bem, controlar o estresse, comer devagar a cada três horas, reduzir o consumo de gordura, doces, cafeína e álcool e fazer regularmente a medição de glicose, pressão arterial e peso são medidas que ajudam a manter o diabetes sob controle.

ENCONTROS, OFICINAS E CUIDADOS

Voltado exclusivamente para os clientes da Unimed JP, o GES-DM é um dos pioneiros na região Nordeste. Desde 2004, quando o projeto foi iniciado, até hoje, mais de 1.400 pessoas foram beneficiadas. Para participar, além de ser beneficiária da Cooperativa, a pessoa precisa ter mais de 20 anos de idade e ser portador de diabetes ou pré-diabetes.

Através de orientações de uma equipe interdisciplinar, composta por médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista, os clientes aprendem como conviver melhor com a doença, adquirindo mais qualidade de vida. Além do apoio dos profissionais, o grupo é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os participantes que convivem com a mesma realidade.

Durante o período em que se encontram no processo do grupo, os participantes têm direito a consultas individuais com a psicóloga, com a enfermeira e com a nutricionista. Após o término, os clientes poderão participar de oficinas teóricas e práticas nas áreas de psicologia, nutrição e enfermagem com temas relacionados aos cuidados com o diabetes.

SAIBA MAIS

É possível viver tranquilamente como diabetes, desde que você adote hábitos saudáveis e faça o tratamento de forma correta. Quer conhecer o GES-DM e saber como controlar a doença e ainda adotar hábitos saudáveis, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar? Acesse aqui.