Notícias

Hábitos de vida saudáveis podem prevenir a hipertensão arterial

Publicada em 08/05/2017 às 15h

Forma mais eficaz de descobrir a hipertensão arterial é aferindo a pressão regularmente Forma mais eficaz de descobrir a hipertensão arterial é aferindo a pressão regularmente

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, atinge um número cada vez maior de brasileiros. Hoje já são 30 milhões de hipertensos no Brasil, o equivalente à população do Canadá.

O mais grave é que 48,1% das pessoas com pressão alta sabem do problema, mas não fazem qualquer tipo de tratamento, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Entre os idosos, esse percentual é ainda maior, equivalendo a uma para cada duas pessoas, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

No entanto, hábitos de vidas saudáveis podem prevenir e controlar a hipertensão arterial, como o controle o seu peso corporal, manter a calma ao lidar com os problemas do dia a dia, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo excessivo de sal, entre outros.

Doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, a pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

A forma mais eficaz de descobrir a hipertensão arterial é aferindo a pressão regularmente (no mínimo, uma vez por ano). Conforme o Ministério da Saúde, é preciso ficar atento quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

CUIDADO PERMANENTE

Através do trabalho desenvolvido pela área de Promoção da Saúde, a Unimed João Pessoa disponibiliza programas para que as pessoas possam mudar hábitos e ter mais qualidade de vida. Recentemente, a Cooperativa ofereceu um workshop sobre hipertensão arterial.

Alguns desses programas são exclusivos para os clientes, como os Grupos de Educação em Saúde; já outros são abertos a toda a comunidade, a exemplo do Jampa Saúde, que estimula a prática da atividade física e o cuidado com a saúde.