Notícias

Hábitos de vida saudáveis previnem o câncer de cabeça e pescoço

Publicada em 27/07/2015 às 07h

O laço verde representa a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço O laço verde representa a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Se for detectado precocemente e combatido, o câncer de cabeça e pescoço tem mais de 80% de chance de cura. A afirmação é do cirurgião de cabeça e pescoço, Victor Perrusi, médico cooperado da Unimed JP e coordenador da Campanha Julho Verde na Paraíba, um alerta para o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, comemorado nesta segunda-feira (27).

A finalidade da campanha, que está ocorrendo em todo o mundo no mês de julho, é conscientizar a população para os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço: o cigarro e o álcool.

De acordo com o médico, outras formas de prevenir é ter uma dieta balanceada, a base de vegetais como cenoura, abóbora, espinafre, couve, batata doce e frutas como mamão - todas essas ricas em beta-caroteno. Um bom consumo de proteínas e minerais também é um fator preventivo.

Também é importante ter cuidado na exposição solar, usando protetores, boné, chapéu ou outro tipo de proteção quando ficar exposto ao sol, prevenindo assim, o câncer de pele na face, couro cabeludo e pescoço.

Segundo o médico, escovar bem os dentes, ter próteses dentárias bem ajustadas e o acompanhamento regular de um dentista é muito importante pois poderá ser detectado precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral.

Para evitar diagnósticos em estágio avançado, o paciente deve buscar atendimento médico para casos de rouquidão persistente, é recomendável procurar um médico especialista, que é o cirurgião de cabeça e pescoço, quando houver uma lesão na boca que não cicatriza em até 21 dias, bem como em caso de rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores habituais de bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico, um nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece em até 21 dias, ser for endurecido e crescer progressivamente, pode ser câncer.

JULHO VERDE

O câncer de cabeça e pescoço está entre os cinco mais frequentemente diagnosticados. Os mais comuns são o de boca, laringe e tireóide. Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca e laringe é o segundo mais frequente entre homens, com cerca de 18 mil novos casos diagnosticados no Brasil, perdendo apenas para o de próstata. Nas mulheres, o mais comum é o de tireóide - quinto tipo mais frequente.

Para chamar atenção sobre a prevenção desses tipos de cânceres, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) realiza neste mês a Campanha Julho Verde. A cor representa a saúde e também a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Durante todo o mês serão realizada diversas mobilizações em todo o país para chamar atenção da população sobre o problema. Entre as ações estão a iluminação de prédios e monumentos com a cor da campanha e atendimentos para diagnosticar o câncer de cabeça e pescoço. Na Paraíba, também estão sendo programadas diversas atividades.

Na capital paraibana, médicos e outros profissionais da saúde fizeram um mutirão de atendimento ambulatorial no último sábado (25), pela manhã, no Hospital Napoleão Laureano, em Jaguaribe, para atender as pessoas que estavam apresentando algum sintoma de câncer de cabeça e pescoço e eperam em uma fila para consulta. 

De acordo com o cirurgião de cabeça e pescoço, Victor Perrusi, coordenador da Campanha Julho Verde na Paraíba, a iniciativa é importante para conscientizar as pessoas sobre como prevenir essas doenças e também para o diagnóstico precoce.